Bola cheia
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O meia Renato Augusto em jogo do último domingo; Corinthians fatura com TV quase o dobro do Santos
DANIEL CASTRO
Publicado em 28/10/2013 - 20h29
Atualizado em 30/10/2013 - 11h30
[Texto originalmente publicado em 29/10/2013; atualizado em 30/10/2013, às 11h30, com correções: a primeira tabela publicada era a de quanto os clubes ganharam a mais com direitos de TV em 2011 e 2012 em relação a 2010; abaixo, as tabelas de quanto os times faturaram com TV em 2012, 2011, 2010 e quanto incrementaram as receitas com TV em 2011 e 2012 em relação a 2010]
Dono da maior torcida do país, o Flamengo recebe bem menos da Globo do que o Corinthians, segundo na preferência das arquibancadas.
Estudo realizado pelo Itaú BBA, banco de atacado e investimentos do Grupo Itaú, mostra que o Corinthians faturou R$ 154 milhões com a venda de direitos para a televisão em 2012. O valor é 47% maior do que as receitas do Flamengo com direitos televisivos, R$ 105 milhões. O Flamengo, aliás, não detém a segunda maior receita com TV. Essa posição é do São Paulo, que no ano passado faturou R$ 112 milhões com televisão.
De acordo com Cesar Grafietti, gerente de crédito do Itaú BBA e um dos autores do estudo, o fato de o Corinthians ter disputado (e vencido) a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa em 2012 ajuda, mas não justifica a arrecadação R$ 49 milhões maior do que a do Flamengo.
Desses R$ 49 milhões a mais, estima Grafietti, pelo menos R$ 35 milhões saíram dos cofres da Globo. Ou seja, a Globo paga mais para o Corinthians (e também ao São Paulo) do que ao Flamengo, diferentemente do que se pensava.
"Certamente, o grosso desse dinheiro vem da Globo. O Corinthians tem mais receita com TV do que o Flamengo no mesmo campeonato que os dois disputam [o Brasileiro]", afirma Grafietti, que não teve acesso a contratos _apenas a balanços.
Mais completo estudo econômico-financeiro do futebol brasileiro, o levantamento do Itaú BBA é realizado desde 2010. Neste ano ano, a principal conclusão é de que os direitos televisivos estão impulsionando o crescimento do futebol brasileiro.
Na média dos 24 clubes estudados, as receitas com contratos de TV cresceram 35% de 2010 a 2012, bem mais do que publicidade (12%), bilheteria (9%) e venda de atletas (20%). No ano passado, os times faturaram R$ 1,326 bilhão com televisão, o que representa 45% do total de R$ 2,965 bilhões de receitas.
Dos grandes clubes, em três anos a televisão incrementou as receitas do Corinthians em 70%, do Flamengo em 80%, do Cruzeiro em 104%, do São Paulo em 69% e do Santos em 55%.
A mudança se deve ao modelo de negócio. Antes, a Globo comprava os direitos do campeonato Brasileiro do Clube dos 13, que repassava o dinheiro aos times em cotas. Agora, a negociação é direta entre agremiações e emissora. Quem tem mais audiência, tem mais poder.
Veja quanto cada clube faturou em 2012 com direitos de TV:
1. Corinthians: R$ 154 milhões;
2. São Paulo: R$ 112 milhões;
3. Flamengo: R$ 105 milhões;
4. Santos: R$ 89 milhões;
4. Internacional: R$ 89 milhões;
6. Atlético-MG: R$ 88 milhões;
7. Palmeiras: R$ 74 milhões;
8. Sport: R$ 73 milhões
9. Grêmio: R$ 70 milhões;
10. Vasco: R$ 57 milhões;
11. Fluminense: R$ 53 milhões;
12. Cruzeiro: R$ 52 milhões;
13. Botafogo: R$ 47 milhões;
14. Goiás: R$ 37 milhões;
15. Vitória R$ 34 milhões;
16. Atlético-PR: R$ 31 milhões;
17. Bahia: R$ 29 milhões;
18. Náutico: R$ 25 milhões;
19. Coritiba: R$ 24 milhões;
20. Portuguesa: R$ 19 milhões;
21. Ponte Preta: R$ 18 milhões;
22. Figueirense: R$ 17 milhões;
23. Atlético-GO: R$ 16 milhões;
24. Criciúma: R$ 14 milhões.
Confira agora quanto cada time faturou com TV em 2011:
1. Corinthians: R$ 113 milhões;
2. Flamengo: R$ 94 milhões;
3. São Paulo: R$ 67 milhões;
4. Vasco: R$ 66 milhões;
5. Santos: R$ 60 milhões;
6. Cruzeiro: R$ 55 milhões
7. Internacional: R$ 51 milhões
8. Grêmio: R$ 47 milhões;
8. Palmeiras: R$ 47 milhões;
10. Atlético-MG: R$ 40 milhões;
10. Sport: R$ 40 milhões;
12. Coritiba: R$ 29 milhões
12. Fluminense: R$ 29 milhões;
14. Botafogo: R$ 22 milhões;
15. Bahia: R$ 15 milhões
15. Criciúma: R$ 15 milhões;
17. Atlético-PR: R$ 12 milhões;
18. Portuguesa: R$ 11 milhões;
19. Figueirense: R$ 9 milhões;
19. Vitória: R$ 9 milhões;
21. Goiás: R$ 8 milhões;
22. Ponte Preta: R$ 7 milhões
23. Náutico: R$ 5 milhões;
24. Atlético-GO: (não disponível).
Veja quanto cada clube faturou com TV em 2010:
1. Corinthians: 55 milhões;
2. São Paulo: R$ 49 milhões;
3. Internacional: 46 milhões;
4. Palmeiras: R$ 45 milhões;
5. Flamengo: R$ 44 milhões;
6. Vasco: 34 milhões;
7. Santos: R$ 32 milhões;
8. Atlético-MG: R$ 30 milhões;
9. Cruzeiro: R$ 29 milhões;
10. Fluminense: R$ 27 milhões;
10. Grêmio: R$ 27 milhões;
12. Botafogo: R$ 25 milhões;
13. Coritiba: R$ 16 milhões;
13. Vitória: R$ 16 milhões;
15. Atlético-PR: R$ 13 milhões;
15. Goiás: R$ 13 milhões;
17. Portuguesa: R$ 8 milhões;
18. Bahia: R$ 6 milhões;
19. Criciúma: R$ 5 milhões;
19. Ponte Preta: R$ 5 milhões;
21. Náutico: R$ 4 milhões;
22. Figueirense: R$ 1 milhão;
23. Atlético-GO: (não disponível);
24. Sport: não disponível).
Confira qual foi a receita incremental (quanto cada clube ganhou a mais em 2011 e 2012 do que em 2010):
1. Corinthians: R$ 156 milhões;
2. Flamengo: R$ 110 milhões;
3. Santos: R$ 84 milhões;
4. São Paulo: R$ 81 milhões;
5. Atlético-MG: R$ 69 milhões;
6. Grêmio: R$ 62 milhões;
7. Vasco: R$ 56 milhões;
8. Cruzeiro: R$ 49 milhões;
8. Internacional: R$ 49 milhões;
10. Bahia: R$ 33 milhões;
11. Palmeiras: R$ 30 milhões;
12. Fluminense: R$ 28 milhões;
13. Figueirense: 24 milhões;
14. Náutico: 22 milhões;
14. Coritiba: R$ 22 milhões;
16. Criciúma: R$ 20 milhões;
17. Botafogo: R$ 19 milhões;
17. Goiás: R$ 19 milhões;
19. Atlético-GO: R$ 16 milhões;
19. Atlético-PR: R$ 16 milhões;
21. Ponte Preta: R$ 15 milhões;
21. Portuguesa: R$ 15 milhões;
23. Vitória: R$ 10 milhões;
24. Sport: (não disponível).
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