Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Identidade visual

Globo é suspeita de plágio no Criança Esperança; emissora nega

Divulgação/TV Globo

O apresentador Flavio Canto no lançamento do Criança Esperança de 2015, há duas semanas - Divulgação/TV Globo

O apresentador Flavio Canto no lançamento do Criança Esperança de 2015, há duas semanas

DANIEL CASTRO

Publicado em 31/7/2015 - 5h12

A Globo lançou uma nova logomarca para comemorar os 30 anos do Criança Esperança, mas a "criação" está sob a suspeita de ser plágio da marca de um museu norte-americano. As letras que a emissora usou para compor o nome do projeto social são muito parecidas e têm as mesmas cores das do museu. Apenas alguns detalhes as diferenciam, como o uso pela Globo de uma criança estilizada no lugar do "A", a troca de posição e a intensidade das cores.

A Globo nega o plágio. Tire suas concluões:

Logotipos da museu da criança de New Hampshire, acima, e do Criança Esperança

Em um grupo no Facebook, designers e publicitários têm discutido a semelhança entre o novo logotipo do Criança Esperança e do Children's Museum of New Hampshire, na cidade de Dover (EUA). A maioria não tem dúvidas: a Globo se apropriou da mesma ideia da marca do museu, que se inspira em uma fonte tipográfica chamada Multicolore e nos brinquedos em que as peças se conectam por parafusos. O novo logo do museu foi lançado no início do ano.

"O museu fez alterações importantes e sensíveis na tal fonte free... E a Globo foi lá e pegou a fonte do museu, só tirou o parafusinho branco. Achjo isso plágio, um absurdo (além de nenhuma autenticidade", escreveu na rede social a professora Flavia Gonsales.

Já o estudante de publicidade Felipe Pongelupi foi mais conciliatório: "Não acho que a discussão deva ser pautada no plágio, porque já foi provado que é uma fonte free, ou seja, qualquer um pode usar, mas, amor de Deus, vamos ser mais autênticas, queridas empresas".

A Globo defende a originalidade da marca do Criança Esperança. "A logomarca do Criança Esperança é uma criação original, feita a partir de uma evolução da tipologia da marca anterior e o uso da paleta de cores da marca Globo. A interseção das cores na tipografia faz referência ao conceito de ativação da campanha, em que diferentes cores e formas, quando unidas, ativam a solidariedade e a esperança", disse a emissora em nota.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.