GAFE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rayssa no SP1; jovem estudante não recebeu crédito duranta a exibição do telejornal da Globo
O SP1 sofreu uma falha técnica durante a exibição de uma reportagem sobre a reta final da entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O erro ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), quando a Globo exibiu entrevistas com duas mulheres em meio a uma matéria sobre atendimentos gratuitos para quem ainda não fez a declaração.
A primeira entrevistada, Mariana Prieto, foi identificada corretamente como coordenadora do curso de Ciências Contábeis. No entanto, a segunda entrevistada, Rayssa --estudante de uma universidade em Carapicuíba, São Paulo-- não teve o mesmo tratamento. Durante sua fala, a tarja com nome e ocupação não apareceu como deveria.
Em vez do crédito correto, a tela exibiu um texto padrão de edição: "Texto para a manchete, informações complementares sobre a manchete". A mensagem permaneceu no ar por cerca de seis segundos, mas o suficiente para causar estranheza em quem assistia ao jornal.
O erro foi rapidamente corrigido pela produção, que retirou a tarja assim que notou a falha. Mesmo assim, a gafe chamou atenção nas redes sociais, com alguns telespectadores comentando o deslize da emissora.
Falhas como essa não são incomuns em transmissões ao vivo, mas se destacam especialmente quando envolvem a identificação de entrevistados, algo essencial em reportagens jornalísticas.
No último mês, a Globo também passou por outro momento constrangedor no SP1. Âncora do telejornal, Alan Severiano ficou no vácuo após uma interação com Ananda Apple. O apresentador tentou dar continuidade para uma matéria da repórter. No entanto, a jornalista não esperava o bate-papo e abandonou seu posto. A falha de comunicação pegou ambos de surpresa.
Após perceber o ocorrido, o âncora do telejornal tentou minimizar o constrangimento e se despediu de Ananda. Por sua vez, a repórter ouviu a pergunta de Severiano e tentou responder com atraso. Mas, depois da falha de comunicação, ela desistiu e o programa seguiu com sua próxima matéria.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.