Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Faltou jornalismo

Domingo Espetacular cai em pegadinha de site de humor

Reprodução/Record

Reportagem do Domingo Espetacular reproduz trecho de texto fictício publicado em site de humor - Reprodução/Record

Reportagem do Domingo Espetacular reproduz trecho de texto fictício publicado em site de humor

GILVAN MARQUES

Publicado em 11/11/2013 - 12h12

O Domingo Espetacular de ontem (10) se baseou em um texto produzido por um site de humor como fonte "séria" para uma reportagem que "investigava" a história de Alexander de Almeida.

Almeida ficou conhecido como o "Rei dos Camarotes" após reportagem da revista Veja São Paulo publicada no último dia 2. Ele afirmou à revista que chega a gastar R$ 50 mil em uma única balada.

A história tomou conta das redes sociais na semana passada. Surgiram versões de que a história teria sido uma armação, que Almeida, na verdade, seria um pobretão. Um dos sites a tirar onda do "rei do camarote" foi o N.E.D. (Não Entendo Direito). O site inventou que Alexander de Almeida se chamaria Fernando Silva, que era estagiário de Direito da Band e dono de um Ford Ka ano 1998.

Em sua "Reportagem da Semana", o Domingo Espetacular dedicou 25 minutos à história. Com o objetivo de desqualificar a revista Veja, a Record questionou se seria "realidade ou farsa". E reproduziu um trecho do texto fictício do N.E.D.

O advogado Livan Pereira, responsável pelo N.E.D., diz que ninguém da Record o procurou para confirmar as informações publicadas.

"É uma notícia falsa, a gente deixa [publicado na sessão] Embuste, que é sinônimo de mentira", afirma Pereira. "Se a pessoa que estava produzindo a matéria olhasse esse detalhe, iria perceber que tratava-se de uma brincadeira. Eu acho engraçado porque o pessoal não confere as fontes, como se aquilo fosse uma verdade absoluta", diz o advogado.

Uma fonte do Notícias da TV na Record, no entanto, diz que a emissora pode ter reproduzido o texto de humor como notícia verdadeira intencionamente, para prejudicar a revista Veja.

Procurada, a Record não se manifestou.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Web Stories

+
42 anos depois: Por onde anda o elenco da novela Pai Herói?A Fazenda 13: Sem barracos, Liziane frustra público e é eliminada; veja trajetóriaComo Lázaro Ramos e Taís Araujo: 7 casais formados nos bastidores da GloboSex Education vai ter 4ª temporada? Veja cinco curiosidades sobre a sérieA Fazenda 13: Surto na baia e barraco com ofensas marcam primeira semana do reality

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Além de Pantanal, qual novela antiga merecia um remake?