Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA?

Datena vira Rocky Balboa do SBT: Apanha de início no Ibope para bater no fim

REPRODUÇÃO/SBT

O apresentador José LuIz Datena no Tá na Hora segurando uma caneta com a mão direita e com uma expressão séria

O apresentador José LuIz Datena no Tá na Hora; programa caiu nas graças do público paulistano

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 10/2/2025 - 6h10

Há pelo menos três semanas, o Tá na Hora vive uma fase de transição no comportamento de sua audiência. A edição local do telejornal está indo consideravelmente melhor no Ibope do que a versão nacional, indicando que o apresentador José Luiz Datena tem ampliado o seu público acima da média. Ele virou uma espécie de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), que sempre começava apanhando em seus filmes para virar o jogo com um nocaute no final.

Como o Notícias da TV tinha mostrado anteriormente, Datena frequentemente atingia o seu pico durante o quadro Datenalizando, em que entra ao vivo no Fofocalizando para fazer uma transição entre o programa de fofocas e a sua atração. Agora, a situação começa a se inverter e o veterano tem feito uma entrega melhor para o SBT Brasil, que não à toa registra alguns recordes.

Essa inversão é positiva para a emissora de Silvio Santos (1930-2024), porque demonstra que o profissional está expandindo a sua base de telespectadores em São Paulo. Os bons números facilitam a vida do departamento comercial, já que a capital paulista é o maior mercado publicitário do país.

A edição local do Tá na Hora sempre deu alguns décimos a mais do que a nacional, mas a produção começa a dar saltos bastante significativos em pontos-chave. Na terça (4), o policialesco foi de 2,7 para 3,8 em um dia com fortes chuvas em São Paulo, numa alta de nada menos do que 40%.

Esse padrão vai se repetindo em outros dias, como em 30 de janeiro, quando o telejornal teve um aumento de 22% entre suas versões no Ibope (de 3,5 para 4,3 pontos). Normalmente, a diferença entre uma edição e outra ficava entre dois e três décimos.

Outro ponto que mostra o avanço do programa na região metropolitana de São Paulo é o share, que mede a quantidade de televisores sintonizados em uma mesma atração. Na terça, Datena teve 5,4% de share na edição nacional e 6,6% na local --ainda que a quantidade de TV ligadas tenha permanecido estável (de 58,1% para 61,0%). Em outras palavras, o Tá na Hora cresceu 22% no share enquanto o número de televisões ligadas expandiu apenas 5%.

Rocky ou Corrida Maluca?

Datena enfrenta um cenário bem desafiador em seus primeiros minutos, porque o Tá na Hora começa depois do Cidade Alerta e do Brasil Urgente. Essa meia hora de diferença é uma espécie de “corrida maluca", em que a Band já chegou à vice-liderança e a Record tirou diferenças consideráveis para retomar essa posição em poucos minutos.

Medo de chuva

Datena está também finalmente fazendo as pazes com São Pedro, que sempre intercedeu a favor do Brasil Urgente. O programa da Band tem uma vocação muito forte para prestação de serviços, o que frequentemente lhe dava a vitória em dias de chuva.

Não à toa, o veterano cobrou ao vivo a sua equipe na última terça (4) para conseguir o retorno das autoridades o mais rápido possível –em busca de facilitar a vida do telespectador que precisa se movimentar pela cidade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.