Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Especial

Cinco programas infantis que marcaram época na TV brasileira

Reprodução/internet

Simony e Fofão durante gravações do Balão Mágico, programa da Globo que marcou os anos 1980 - Reprodução/internet

Simony e Fofão durante gravações do Balão Mágico, programa da Globo que marcou os anos 1980

REDAÇÃO

Publicado em 9/10/2013 - 12h30
Atualizado em 12/10/2013 - 11h29

Em 63 anos de TV brasileira, muitos programas infantis marcaram gerações com criatividade, originalidade e até mesmo simplicidade.

Da Turma dos Sete ao TV Colosso, da Vila Sésamo ao Balão Mágico, as principais redes investiram nesse segmento por muito tempo; hoje, não mais.

O Notícias da TV selecionou uma galeria de fotos com algumas atrações infantis que são lembradas até os dias de hoje.

A Turma dos Sete (Record, 1960/1965)

Um série infantil que contava a história de uma turma de garotos. Ia ao ar duas vezes por semana. O programa foi vencedor de quatro prêmios Roquete Pinto.

Segundo James Akel, um dos integrantes que compôs o elenco, havia poucos recursos, mas o sucesso da atração, que só tinha duas câmeras, superou expectativas na época.

"O programa foi o primeiro da Record veiculado ao vivo com link no Rio e em São Paulo", lembra.

Vila Sésamo (Globo/Cultura, 1972/1977)

Vila Sésamo era um vila operária onde viviam crianças, adultos e bonecos. Foi considerado um dos melhores programas infantis de toda a história da TV brasileira. Marcou época.

Trazido dos Estados Unidos por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, a ideia veio de um formato Sesame Street.

Balão Mágico (Globo, Anos 1980)

Apresentado por Simony, Fofão e Cascatinha, entre outros, o Balão Mágico reunia músicas e desenhos. Foi responsável por um boom na indústria fonográfica infantil.

O sucesso do programa levou A Turma do Balão Mágico a vender 7,8 milhões de discos em cincos anos.

TV Colosso (Globo, 1993/1999)

A TV Colosso, programa que consistia na apresentação bonecos em forma de cachorro, continua sendo lembrado como um dos melhores infantis. Preencheu as manhãs da Globo durante boa parte da década de 1990.

Bom Dia & Cia (SBT, Anos 2000)

O programa não marcou época, mas se tornou símbolo de resistência na TV aberta. A partir dos anos 2000, as principais emissoras deixaram de investir na programação infantil alegando regras demais na imposição de anúncios, migração do público para a TV por assinatura e outras mídias etc.  O Bom Dia, portanto, é um resistente.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.