AOS 97 ANOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O jornalista Cid Moreira no Encontro; ele morreu na manhã desta quinta (3) em Petrópolis
O apresentador Cid Moreira (1927-2024) estava internado há semanas no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele, que sofria com problemas crônicos dos rins, morreu na manhã desta quinta (3) em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. O jornalista estava acompanhado da mulher, Fátima Sampaio.
"Muito pesar que a gente anuncia a partida do Cid, um dia triste para o Brasil inteiro. Ele já tinha 97 anos, era uma idade avançada, e chegou com um quadro de insuficiência renal. Fazia diálise em casa, até por uma questão de conforto", explicou o médico Nélio Gomes Júnior, em entrevista ao Encontro, da Globo.
"Ele apresentou um quadro de periodontite, associado a uma infecção urinária, junto com um desgaste natural do organismo. Ele usou muito antibiótico [nas últimas semanas]", acrescentou o profissional de saúde, que foi responsável pelos últimos cuidados.
"Ele teve muita dignidade, foi muito bem acolhido", continuou. "Ele brincava, conversava, contava histórias", acrescentou Fátima, que também entrou ao vivo no matinal.
Cid começou a sua carreira como locutor da Rádio Difusora de Taubaté, no interior de São Paulo, aos 15 anos. Ele originalmente se formou como contador, mas acabou enveredando pela carreira de locutor até ser contratado pela TV Excelsior na década de 1950. O comunicador chegou a ter uma experiência no cinema não só como narrador de longa-metragens, mas também como ator: atuando no filme Angu de Caroço em 1955.
O profissional até hoje detém o recorde de edições à frente do Jornal Nacional, o qual assumiu ainda na década de 1960. Ele dividiu a apresentação inicialmente com Hilton Gomes (1924-1999), posteriormente fazendo uma dupla de grande repercussão com Sérgio Chapelin.
Antes de morrer, Cid Moreira surpreendeu uma idosa que o ouviu durante 1.511 minutos no Spotify em 2023. Na retrospectiva realizada pela plataforma musical, a fã do jornalista o escutou recitar o Salmo 91 488 vezes. O locutor de 96 anos agradeceu o carinho da senhora em novembro de 2023.
A plataforma de streaming musical lançou o Spotify Wrapped de 2023 nesta quarta (29), ferramenta que mostra a retrospectiva de artistas e canções mais ouvidas pelos assinantes no ano.
Um perfil no X --antigo Twitter-- identificado como Guigo revelou que, por causa de sua avó, Cid Moreira foi a pessoa mais reproduzida em sua conta no aplicativo. "O hiperfoco da minha vó no Salmo 91 meio que estragou meu Spotify Wrapped", publicou Guigo.
Moreira publicou um vídeo agradecendo à fã no perfil da plataforma. "O Spotify Brasil me pediu pra gravar esse vídeo agradecendo à sua avó pelos 1.511 minutos que ela passou ouvindo o Salmo 91 narrado por mim. Um beijo pra todo mundo, pra sua avozinha, e também um abraço para o Spotify Brasil", disse.
A mensagem encantou internautas. "Melhor coisa que eu vi hoje", comentou um perfil. "Fofo demais", elogiou Mari. "Todos os dias eu escuto o Cid, só que no YouTube, assim que acordo. Amo escutar a bíblia em sua voz", relatou David.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.