NOVOS PROJETOS
FÁBIO ROCHA e MANOELLA MELLO/TV GLOBO
Bruno Luperi e Daniel Ortiz: autores renovaram contrato com a Globo para novos projetos
Autores de novelas da Globo, Bruno Luperi e Daniel Ortiz vão renovar o contrato de longo prazo com a emissora. Os dois vinham negociando com a rede desde o ano passado e chegaram a um acordo para seguirem trabalhando em novos folhetins.
Segundo a coluna Play, do jornal O Globo, falta apenas a assinatura dos dois para que possam seguir os projetos na empresa. A renovação do contrato fixo com a emissora tem sido cada vez mais rara, já que a rede tem optado pelos acordos por obra certa.
Luperi foi autor dos remakes de Pantanal (2022) e Renascer (2024). Sua estreia como escritor principal de novelas se deu em 2016, com Velho Chico. Aos 28 anos, sob supervisão do avô, Benedito Ruy Barbosa, e ao lado da mãe, Edmara Barbosa, ele escreveu o folhetim que ficou marcado pela tragédia com o ator Domingos Montagner (1962-2016).
Em entrevista ao Notícias da TV, ele falou sobre como as novelas ainda têm chance de sobreviver --basta que elas acompanhem as dinâmicas e demandas de um novo tempo e novo público. Um caminho possível é os folhetins incrementarem elementos de séries, para coexisterem com outros projetos audiovisuais.
"Não sei se no futuro ambas [séries e novelas] irão se encontrar no meio do caminho e constituírem um novo gênero, mas sinto que a existência de uma tem influenciado diretamente a outra. E é ótimo ver séries com estofo de novela e novelas com ritmo de série", declarou ele.
Já Ortiz ficou marcado por sucessos na faixa das sete, como Haja Coração (2016), Salve-se Quem Puder (2020) e Família É Tudo (2024). A última ele afirmou que foi a mais difícil de escrever, mas também uma das mais prazerosas de fazer.
"Foi a primeira novela que eu fiz em que eu comecei muito adiantado, com mais de 90 capítulos [prontos] na [época da] estreia. As anteriores eu começava com 50, 60. Agora você tem que começar com um pouco mais de capítulos. Foi um processo diferente, porque você escreve quase metade da novela no escuro", contou em entrevista à reportagem.
"Eu não diria que é a melhor [das minhas novelas], não consigo dizer qual é a minha melhor novela. Cada uma delas tem uma coisa especial. Acho que, no geral, a minha preferida ainda é Salve-se Quem Puder. Mas eu gostei muito de Família É Tudo", admitiu.
"Foi muito difícil, foi a mais difícil de todas, até porque mudou muita coisa no processo de produção, você tem menos recursos do que antigamente. Então foi muito mais difícil, mais desafiador. Mas foi muito bom, gostei muito. Foi um projeto de família mesmo", afirmou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.