Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novo cenário

Após 50 anos na TV, Silvio Santos finalmente adere à alta definição

Fotos Lourival Ribeiro/SBT

Silvio Santos grava seu programa no SBT, na terça (17) com novo cenário adaptado à alta definição - Fotos Lourival Ribeiro/SBT

Silvio Santos grava seu programa no SBT, na terça (17) com novo cenário adaptado à alta definição

PAULO PACHECO

Publicado em 18/3/2015 - 18h51
Atualizado em 19/3/2015 - 7h05

Após quase 52 anos no ar, o tradicional Programa Silvio Santos finalmente está pronto para a alta definição (HD). O programa ganhou novo cenário, reformado para a captação de imagens em alta resolução, e desde terça-feira (17) está sendo gravado e editado em HD. O SBT, no entanto, só decidirá se vai ou não exibir o "patrão" em HD nos próximos dias. A estreia em HD, se ocorrer, será em abril.

A imagem em HD (high definition, com 1.920 x 1.080 pixels), com resolução até três vezes maior do que a SD (standard definition, com 640 x 480 pixels), deixa mais evidentes linhas de expressão dos artistas e exige maquiagem especial e acabamento impecável nos cenários. Embora brinque dizendo ser "devoto de Nossa Senhora da Plástica", Silvio Santos, 84 anos, vem escondendo  as rugas e as marcas da idade com a qualidade de imagem inferior.

Foram raras as vezes em que o apresentador apareceu em alta definição no SBT. Isso aconteceu apenas em programas especiais, como o Teleton e o Troféu Imprensa. Em vídeos publicados pelo SBT na internet, é possível notar a diferença no rosto do animador em alta definição e em resolução mais baixa:

Silvio Santos em alta definição, no Troféu Imprensa (à esquerda), e em SD, em seu programa

O Programa Silvio Santos, que estreou em 2 de junho de 1963 na TV Paulista (atual Globo), é captado em HD desde 2013, porém sempre foi gravado e arquivado em fita, o que reduzia a qualidade da imagem. Por isso, a atração ia ao ar em SD.

No final de 2014, o SBT turbinou seus servidores e reformou o cenário de Silvio. Dessa forma, a atração comandada pelo dono do SBT finalmente está sendo captado e arquivado em alta definição. Só falta definir se irá ao ar em HD.

Silvio Santos encerrou suas férias duas semanas antes do previsto. Voltou ao Brasil no último sábado (14) e gravou na terça. A previsão inicial era de que o dono do SBT só colocaria os pés na emissora no dia 31.

O Programa Silvio Santos é um dos últimos do SBT a aderir à alta definição. Os jornalísticos e a programação infantil ainda não foram tranformados em HD.

Silvio Santos em gravação do de seu programa em cenário para alta definição, na última terça


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.