Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fórmula do sucesso

CSI faz sucesso porque transforma peritos em mágicos, diz roteirista

Fotos Victor Dragonetti/Divulgação

Liz Devine, roteirista e produtora de CSI, durante seminário para roteiristas brasileiros no dia 11, em São Paulo - Fotos Victor Dragonetti/Divulgação

Liz Devine, roteirista e produtora de CSI, durante seminário para roteiristas brasileiros no dia 11, em São Paulo

DANIEL CASTRO

Publicado em 12/11/2013 - 18h02

Qual o segredo de uma série de sucesso? O que faz com que CSI permaneça 14 anos no ar e seja uma das séries mais vistas no mundo?

Essas perguntas foram respondidas ontem (11) em São Paulo por uma senhora simpática, chamada na carteira de identidade de Elizabeth Kornblum, artisticamente conhecida por Liz Devine.

Formada em biologia, com mestrado em ciência criminalística, Devine tinha o “emprego dos sonhos”, como supervisora da área de reconstituição de cenas de crimes da polícia de Los Angeles quando, em 1990, recebeu um chamado para ser consultora técnica de uma nova série, sobre peritos forenses, ambientada em Las Vegas. Sua missão era não apenas impedir equívocos, mas também fazer os atores de CSI agirem naturalmente como peritos criminais, como “se tivessem feito aquilo a vida inteira”.

Devine gostou do novo ofício e não teve dificuldade para virar roteirista. “Minha especialidade na polícia de Los Angeles era a reconstituição de cenas de crimes. Eu juntava peças e isso era como contar histórias”, diz, justificando a habilidade para escrever textos.

Depois de 14 anow, Liz Devine escreveu 21 episódios de CSI Miami, 15 de CSI Vegas e 1 de CSI Nova York. Trinta e sete episódios no total, ou quase duas temporadas inteiras.

Na última segunda-feira, durante quase duas horas, Devine prendeu a atenção dezenas de roteiristas atraídos para sua masterclass, promovida pelo canal Sony, que exibe CSI, e pela operadora Net, dentro do projeto NetLabTV, que pretende revelar criadores de séries para a televisão por assinatura brasileira.

Devine revelou aos participantes do seminário um esquema altamente profissional, em que as criações dos roteiristas são submetidas ao julgamento dos maiores especialistas em criminalística dos EUA. Depois, seus roteiros ainda passam pelo crivo de dezenas de profissionais e por inúmeras versões, inclusive uma última, no estúdio, durante as filmagens, até virarem o episódio que encanta toda semana 11 milhões de americanos.

E, afinal, qual o segredo desse sucesso? CSI faz sucesso, segundo Liz Devine, porque quase todo mundo gosta de um mistério, claro, e porque a série transformou a ciência forense em uma coisa legal. CSI transformou peritos em mágicos. Quando eles revelam uma prova de um crime com um cotonete que se torna fosforescente, nada mais fazem do que uma mágica, diz.

Simples assim.

Liz Devine diante de imagens projetadas em telão do MIS-SP de atores de CSI


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.