TRIÂNGULO AMOROSO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Joyce (Carla Marins) em História de Amor (1995): personagem teve trama vetada pela Justiça
Substituta de Cabocla (2004) na edição especial da Globo, História de Amor (1995) tinha na sinopse original uma trama proibida que acabou vetada por conta do horário: Carlos Alberto (José Mayer) e Helena (Regina Duarte) fariam um triângulo amoroso com Joyce (Carla Marins), filha da protagonista. O autor Manoel Carlos não desistiu da história e, cinco anos depois, emplacou a trama censurada em Laços de Família (2000), às 20h.
Após escrever Felicidade (1991), o dramaturgo desenvolveu a sinopse de sua próxima novela sem saber para qual horário a história seria usada. Manoel Carlos e a emissora foram surpreendidos quando a sinopse foi alterada por determinação do Ministério da Justiça, que considerou História de Amor imprópria para o horário das 18h.
Na época, o autor declarou que havia modificado o enredo antes mesmo da decisão do Ministério, assim que se confirmou o horário de exibição da trama. Além do veto, o horário seria um empecilho para o escritor contar a história com a profundidade que desejava.
Detalhes dos personagens também foram modificados para evitar coincidência com os de A Próxima Vítima (1995), a novela das 20h na época. O personagem de José Mayer se chamaria Marcelo (nome do personagem de José Wilker na novela das oito); e o pai do endocrinologista teria uma cantina, não um bar.
História de Amor acabou centrada no quadrilátero amoroso, considerado mais apropriado para o horário das 18h. O médico Carlos Alberto (José Mayer) e a batalhadora Helena (Regina Duarte) continuaram no centro da novela, mas agora com um incremento a mais: os antigos interesses amorosos dele, Sheila (Lilia Cabral) e Paula (Carolina Ferraz).
Joyce ganhou uma nova trama. Ao invés de disputar o mesmo homem com a mãe, ela tem um relacionamento conturbado com Caio (Ângelo Paes Leme). Logo no primeiro capítulo, o namorado a agride e a atira para fora do carro quando descobre que ela está grávida.
Manoel Carlos ainda escreveu Por Amor (1997) e só depois conseguiu emplacar a trama que tanto queria. O triângulo amoroso entre mãe e filha veio em Laços de Família. A Helena de Vera Fischer disputou o mocinho mais jovem, Edu (Reynaldo Gianecchini), com a própria herdeira, Camila (Carolina Dieckmann). A trama foi um sucesso.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.