Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TRIÂNGULO AMOROSO

Trama proibida de História de Amor só foi ao ar na Globo cinco anos depois

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carla Marins como Joyce na novela História de Amor

Joyce (Carla Marins) em História de Amor (1995): personagem teve trama vetada pela Justiça

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 20/2/2025 - 11h00

Substituta de Cabocla (2004) na edição especial da Globo, História de Amor (1995) tinha na sinopse original uma trama proibida que acabou vetada por conta do horário: Carlos Alberto (José Mayer) e Helena (Regina Duarte) fariam um triângulo amoroso com Joyce (Carla Marins), filha da protagonista. O autor Manoel Carlos não desistiu da história e, cinco anos depois, emplacou a trama censurada em Laços de Família (2000), às 20h.

Após escrever Felicidade (1991), o dramaturgo desenvolveu a sinopse de sua próxima novela sem saber para qual horário a história seria usada. Manoel Carlos e a emissora foram surpreendidos quando a sinopse foi alterada por determinação do Ministério da Justiça, que considerou História de Amor imprópria para o horário das 18h.

Na época, o autor declarou que havia modificado o enredo antes mesmo da decisão do Ministério, assim que se confirmou o horário de exibição da trama. Além do veto, o horário seria um empecilho para o escritor contar a história com a profundidade que desejava.

Detalhes dos personagens também foram modificados para evitar coincidência com os de A Próxima Vítima (1995), a novela das 20h na época. O personagem de José Mayer se chamaria Marcelo (nome do personagem de José Wilker na novela das oito); e o pai do endocrinologista teria uma cantina, não um bar.

História de Amor acabou centrada no quadrilátero amoroso, considerado mais apropriado para o horário das 18h. O médico Carlos Alberto (José Mayer) e a batalhadora Helena (Regina Duarte) continuaram no centro da novela, mas agora com um incremento a mais: os antigos interesses amorosos dele, Sheila (Lilia Cabral) e Paula (Carolina Ferraz).

Joyce ganhou uma nova trama. Ao invés de disputar o mesmo homem com a mãe, ela tem um relacionamento conturbado com Caio (Ângelo Paes Leme). Logo no primeiro capítulo, o namorado a agride e a atira para fora do carro quando descobre que ela está grávida.

Manoel Carlos ainda escreveu Por Amor (1997) e só depois conseguiu emplacar a trama que tanto queria. O triângulo amoroso entre mãe e filha veio em Laços de Família. A Helena de Vera Fischer disputou o mocinho mais jovem, Edu (Reynaldo Gianecchini), com a própria herdeira, Camila (Carolina Dieckmann). A trama foi um sucesso.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.