Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

REPETIÇÃO

Safado ou coitado? Em Volta por Cima, tom de personagem destoa da trama

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Amaury Lorenzo com expressão triste em cena de Volta por Cima

Amaury Lorenzo em cena como Chico em Volta por Cima; tom do ator não bate com trama do personagem

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 1/11/2024 - 12h00

Chico, interpretado por Amaury Lorenzo em Volta por Cima, vive dividido entre seus sentimentos por Madalena (Jéssica Ellen) e Roxelle (Isadora Cruz). Desde o início, a novela deu a entender que ele manteve o relacionamento com as duas durante um bom tempo, tomando a primeira como a oficial e segunda como a amante. Desta maneira, pode-se entender que o personagem é um safado, um mulherengo, um sedutor. No entanto, o que se vê é um coitado, com tom de sofrimento, algo que não tem feito muito sentido na história.

Nas primeiras semanas da novela das sete, a representação de Chico foi um tanto contraditória. Ele largava Madalena para ficar com Roxelle, levava bronca das duas, mas ainda ficava com elas. Durante o tempo todo, só sofria.

Houve poucas cenas de pegação entre Chico e Roxelle, nas quais ele aparecia novamente sofrendo, como se estivesse sendo obrigado --por ela e pelo desejo que sente pela beldade-- a ceder aos encantos da jovem.

Este tom do personagem se tornou um tanto confuso em relação ao papel dele na história. Por seus atos, Chico poderia ser considerado um safado, um homem que manteve duas mulheres ao mesmo tempo, que chegou a afirmar, no capítulo da última segunda (28), que sua vontade era não abrir mão de nenhuma. No entanto, por sua personalidade e jeito de reagir, se coloca como um coitado, um sofredor, uma vítima.

Desde que Madalena terminou o noivado, Chico tem tido razão para sofrer, pois realmente gostava dela. Mesmo assim, as cenas com o mesmo tom, as lamentações sem fim, têm se tornado maçantes.

Nas redes sociais, parte do público apontou que Amaury Lorenzo tem repetido, em Volta por Cima, algo parecido com o tom empregado em seu personagem de Terra e Paixão (2022). Ele fez muito sucesso ao interpretar Ramiro, um homem rústico do campo que ao longo da trama foi se entendendo como gay e assumiu um romance com Kelvin (Diego Martins).

No X, telespectadores têm criticado o personagem e o ator. O usuário Marlon Arian comentou: "Me desculpem os fãs, mas a atuação do Amaury Lorenzo como Chico é patética. Ele não saiu do antigo personagem e não trouxe o tom correto diante dos demais. Dá agonia". Já a usuária Fancy Borges escreveu: "O Amaury Lorenzo é péssimo, e esse personagem é insuportável". 

A trama de Volta por Cima poderia ganhar muito mais se Chico assumisse ser um típico malandro, um enrolador, como foram, por exemplo, os personagens Berillo (Bruno Gagliasso) de Passione (2010) e Cadinho (Alexandre Borges) de Avenida Brasil (2012).

Tal virada, no entanto, implicaria também numa mudança de Roxelle, que tem se mostrado uma personagem muito mais interessante, mais malandra e bem interpretada por Isadora Cruz. 

Uma coisa é certa: se Chico foi um papel criado para irritar e frustrar tanto o público quanto quem convive com ele na história da novela, a missão tem sido cumprida.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Volta por Cima.

Volta por Cima é escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia Laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A direção artística é de André Câmara, e a direção-geral de Caetano Caruso.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 17/1 a 1º/2

Sexta, 17/1 (Capítulo 95)
Cacá garante que não ordenou o ataque a Jão, e ameaça Madalena. Ana Lúcia passa mal ao saber a verdade sobre a filha. Jô aconselha Cacá a esquecer Jão. Chico percebe que está apaixonado por Cacá. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.