ENTE O CÉU E A TERRA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni) em A Viagem (1994); personagens morrem
A Viagem, novela reprisada no Vale a Pena Ver de Novo atualmente, tem trama espírita e explora a questão da vida após a morte. Na história, três dos personagens principais morrem: Alexandre (Guilherme Fontes), Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes). Mesmo assim, eles continuam a influenciar o mundo dos vivos.
Alexandre é o primeiro a morrer na novela. O vilão é condenado e preso por ter matado um homem. Na cadeia, ele fica mais revoltado do que nunca, por achar que seus irmãos e seu cunhado lhe traíram ao lhe negarem ajuda para fugir.
O personagem de Guilherme Fontes então chega à enfermaria da penitenciária, após ser agredido por outro detento, e toma a decisão de tirar a própria vida ao tomar uma quantidade enorme de remédios. Alexandre é encontrado morto em sua cela. A partir de então, ele se torna um espírito obsessor e se dedica a atrapalhar e prejudicar todos que acredita que lhe fizeram mal durante sua vida.
Otávio se torna vítima de Alexandre. O advogado criminalista se empenhou para fazer com que o assassino fosse condenado e preso, por isso Alexandre decidiu se vingar.
O espírito consegue fazer com que o motorista de um caminhão perca o controle do veículo e atinja o carro que Otávio dirige. O galã morre na hora, e o vilão sorri, satisfeito com sua vingança.
Na trama, o personagem de Antonio Fagundes faz par romântico com a personagem de Christiane Torloni. Eles se conhecem ainda durante o processo de Alexandre. Mesmo em lados opostos, já que Diná sempre defendeu e ficou ao lado do irmão, eles se apaixonam.
Diná também morre na novela. Ela sofre um infarto fulminante após encontrar sua sobrinha, Bia (Fernanda Rodrigues), que estava desaparecida. Diná reencontra Otávio no plano espiritual e passa a se esforçar para tirar Alexandre das trevas e conduzir o irmão a um caminho de luz.
A novela ainda tem mais algumas mortes. Kazuo (David Y. W. Pond) sofre um acidente de carro junto com a mulher de Okida (Carlos Takeshi), o jardineiro da mansão de Otávio. Após a partida dos dois, Okida forma par romântico com Glória (Denise Del Vecchio), a governanta da casa.
No final da trama, há ainda a morte de Dona Maroca, interpretada por Yara Cortes (1921-2002). Ela chega ao Nosso Lar e reencontra Diná, sua filha. As duas se abraçam, se emocionam e trocam palavras de carinho.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.