FUTURO PROTAGONISTA
REPRODUÇÃO/RECORD
Um homem misterioso sofre com uma doença em Reis; trata-se provavelmente do monarca Asas
Um dos protagonistas das próximas temporadas da novela Reis já deu as caras no prólogo da atual fase, que é chamada pela Record de A Divisão. O rei Asas é bisneto de Salomão (Guilherme Dellorto) e foi responsável por manter o reino de Judá fiel à promessa que Deus fez para Abraão (Zécarlos Machado) --como foi mostrado em Gênesis (2021).
Uma das maiores pistas de que o jovem que ouve o relato de uma imponente rainha --provavelmente Maacá, interpretada na maturidade por Claudia Mauro-- está em sua doença.
Asa foi castigado por Deus com uma terrível doença em seus pés pelo acordo que tinha feito com o rei da Síria, a fim de prejudicar o reino de Israel. Ele mandou matar o profeta Hanâni por tê-lo avisado sobre os planos --nada auspiciosos-- do todo-poderoso.
O nobre também foi responsável pela perseguição a grupos minoritários dentro de Judá, impondo a religião de um Deus único em todo o território. A fúria dele não poupou sequer a própria família, já que deu um golpe na sua avó --arrancando Maacá da posição de rainha-mãe.
Ela mandou erguer um ídolo para Astarte, divindade adorada na antiga Síria, Fenícia e Canaã. Ela era uma das representações da lua e estava ligada à fertilidade e à produtividade dos campos.
Astarte posteriormente foi tratada pela Igreja como um demônio como forma de reprovar o culto à deusa pagã e controlar as populações da Ásia Menor com o avanço do Cristianismo.
O culto dela, porém, sempre foi tratado como algo degradante e reprovável por Abraão e seus descendentes. Ela, por exemplo, foi responsável pela queda de Saul (Carlo Porto) e Salomão. Os nobres foram castigados por Deus pela chamada "idolatria".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Reis: Próximos capítulos da novela da Record - 14/6
Sexta, 14/6 (Capítulo 334)
Sucessor de Roboão, Abias busca conselho com Semaías, mas a culpa pelo seu envolvimento com Joela vem à tona. Nos portões de Jerusalém, Jeroboão dá início ao plano.
Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.