Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Capítulos de 20 a 24/6

Os Dez Mandamentos: Moisés contraria ordem divina e é substituído por Josué

Reprodução/Record

Guilherme Winter (Moisés) em cena de Os Dez Mandamentos, novela bíblica da Record - Reprodução/Record

Guilherme Winter (Moisés) em cena de Os Dez Mandamentos, novela bíblica da Record

REDAÇÃO

Publicado em 19/6/2016 - 7h35

RESUMO: Após passagem de tempo de 40 anos, Moisés (Guilherme Winter) lidará com mais reclamações do povo hebreu e receberá a ordem de conversar com uma rocha para que ela forneça água. Irritado, o profeta baterá com seu cajado na pedra e será repreendido por Deus. Ele receberá a ordem de passar a liderança da jornada para Josué (Sidney Sampaio)

Segunda, 20/6 (Capítulo 56)

Toda a congregação reunida diante do tabernáculo. Moisés aponta na direção das tendas de Corá, Datã e Abirão e diz que se a terra se abrir e os engolir com tudo que possuem, todos saberão que eles desprezam ao Senhor. O chão começa a tremer e objetos caem, pessoas correm apavoradas. Bina se agarra em Corá, em pânico. Uma fenda enorme começa a se abrir até chegar aos pés de Corá, Datã e Abirão. Todos congelam de medo e Corá grita desesperado, quando cai, agarrado a esposa. Os demais vão sendo engolidos pela terra, em meio a gritos de pânico. A nuvem de fogo que pairava sobre o tabernáculo começa a se agitar e crescer e mata os revoltosos. Zípora chora a perda da irmã e é consolada por Moisés. Oren e Adira se beijam. Siloé diz a Leila que a vê como uma segunda mãe para Baraquias e ela se emociona com o menino nos braços. Deus chama por Moisés e pede que ele fale com os líderes das doze tribos. Jaque diz que está grávida. Moisés mostra o milagre de Deus e Arão fica emocionado. Arão e Moisés seguram um pote de ouro. O maná começa a cair do céu. Eles abrem a arca e colocam em seu interior o pote de ouro com o maná. Moisés escreve nas tabuletas. Hur e Miriã estão mortos. Trinta e oito anos se passam. Arão procura Moisés e anuncia que Natan acaba de chegar. Moisés e Zípora, depois de anos, encontram Natan.

Terça, 21/6 (Capítulo 57)

Emocionados, Zípora e Moisés abraçam Natan. Jair e Talita estão com sua filha Eva em uma barraca muito próspera, em Hesbom. Lemuel passa mal e desmaia. Leila se desespera. O rei Balaque nega o pedido de Betânia de trazer Cosby de volta ao palácio. Seom diz a Oren que se preocupou atoa com os hebreus, pois eles nunca os confrontaram. Natan entrega os ossos do pai de Zípora a Moisés. Ele conta toda a verdade sobre a morte de Menahem e de Jetro. Zípora chora e é consolada por Moisés. Lemuel, à beira da morte, conta a Baraquias que ele é filho de Leila. O libertador pede ao sobrinho para reunir o exército, pois já se passaram quarenta anos e logo Deus mandará avançar. Betânia conta a Zur que o rei não voltou atrás, e não trará Cosby de volta. Elda recebe a notícia que todos os filhos de Balaque caíram doentes. Leila diz a Barquias que um dia ele conhecerá Gahiji e Bezalel. Moisés parte para Midiã com Zípora e sua família. Josué e Arão ficam para tomarem conta do acampamento.

Quarta, 22/6 (Capítulo 58)

Moisés enterra os ossos de Jetro. Hebreus treinam espadas, em duplas, e Josué os orienta. Damarina sugere que eles voltem a morar em Midiã e todos começam a se animar com a ideia. Emma avisa à Betânia que Cosby está no palácio. Betânia chega para abraçar a filha, mas não é recebida com o mesmo entusiasmo. Zur recebe mais uma carta de Adira para os filhos, mas manda queima-la, como todas as outras. Cosby, sem paciência com a mãe, diz acreditar em outros deuses. Betânia insiste, mas a moça desdenha. Moisés e Zípora retornam ao acampamento. Balaque se apavora ao descobrir que seus filhos estão mortos. Gahiji avisa que Simut e Jerusa permanecerão em Midiã. Zípora avisa a Moisés que precisam encontrar Adira e Betânia. Josué se emociona ao lembrar de Ana e diz para Calebe que até hoje ninguém sabe a causa da morte dela. Cosby chega e corre para abraçar o pai. Moisés e Arão ouvem hebreus dizerem que estão sem água, e que seria melhor ter ficado no Egito do que morrerem no deserto como animais. Moisés se enfurece e diz que está farto, que em todos esses anos, eles só sabem reclamar. Josué e Eleazar ficam preocupados ao saberem que o povo está murmurando. Arão e Moisés perguntam a Deus até quando ficarão ouvindo as reclamações do povo. Deus diz para Moisés falar com a rocha, que dela sairá água. Moisés, em um momento de raiva, bate a ponta do cajado duas vezes com força na rocha e a água jorra por ela. Deus pergunta a Moisés ele bateu na rocha se era para apenas falar com ela. Ele e Arão não respondem. Deus avisa que não permitirá que eles conduzam o povo para a Terra Prometida. Joana tenta consolar Arão, enquanto Moisés diz sábias palavras a Josué. Arão olha para o céu e pede perdão a Deus. A coluna se mexe, indicando que é hora de partir. O fenômeno vai guiando o povo pelo deserto. Arão se despede de todos e sobe ao monte Hor, acompanhado por Moisés e Eleazar. Ele avisa que está pronto para conhecer Deus.

Quinta, 23/6 (Capítulo 59)

Capítulo não fornecido pela emissora.

Sexta, 24/6 (Capítulo 60)

Capítulo não fornecido pela emissora.


Capítulos fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso prévio


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.