PONTO FINAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Madá (Jessica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira) se casam na reta final da novela Volta por Cima
Volta por Cima chegou ao fim no sábado (26) com mais pontos positivos do que negativos para a Globo. Apesar de não ter superado a audiência média de Família É Tudo (2024), o folhetim de Claudia Souto foi melhor do que a desastrosa Fuzuê (2023) --e acumulou nada menos do que oito vitórias contra as novelas das nove, tradicionalmente o produto mais visto da TV brasileira.
De acordo com os dados levantados pelo Notícias da TV, a história de Madá (Jéssica Ellen) teve média de 19,7 pontos de média na Grande São Paulo. Os números levam em conta todos os capítulos exibidos até a quinta (24) --embora seja difícil uma alteração no índice com os dois últimos episódios. Um resultado abaixo de Família É Tudo, com 20,7; mas acima de Fuzuê, com 19,3.
Volta por Cima também teve mais capítulos que superaram o público de uma novela das nove, com seis vitórias contra Mania de Você e duas contra Vale Tudo. Foram três a mais do que Família É Tudo, a qual bateu o folhetim de João Emanuel Carneiro em cinco oportunidades.
Fuzuê nunca chegou a ser mais vista do que a novela das nove, mas também foi exibida durante duas produções que não tiveram grandes percalços no Ibope: Terra e Paixão (2023), que foi a última a chegar na casa dos 30 pontos; e o remake de Renascer (2024), que teve uma audiência morna.
O sinal mais positivo que Volta por Cima deixa para a Globo, porém, é a "fórmula" encontrada pela autora Claudia Souto. Ela encontrou um equilíbrio entre as tramas mais caricatas do horário, das quais Osmar (Milhem Cortaz) parece ter saído; e as mais realistas, especialmente quanto aos protagonistas Madá e Jão (Fabrício Boliveira).
Segundo fontes da reportagem nos bastidores, a roteirista foi bem avaliada pelo seu trabalho, o que a ajudou a lavar a alma após o fracasso de Cara e Coragem (2022). Ela até passou a ser vista como uma opção para o horário mais nobre, mas ainda não apresentou nenhum projeto para às nove --à exceção de uma sinopse feita durante um workshop de Gloria Perez.
O horário das sete sempre foi um trampolim para a principal faixa de novelas, como no caso de João Emanuel Carneiro. Ele foi alçado ao posto de medalhão após Da Cor do Pecado (2004) e Cobras & Lagartos (2006). Rosane Svartman, que volta agora com Dona de Mim, já foi sondada diversas vezes para alçar voos maiores --mas, até o momento, demonstrou seu desejo de permanecer na faixa em que tem trabalhado.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 24 a 26/4
Quinta, 24/4 (Capítulo 178)
O médico explica os procedimentos da doação de órgãos para Jão. Joyce sugere que Osmar investigue a história de Violeta. Chico reclama de Cacá cogitar a proposta de Violeta. Cida pede que Miranda assuma sua responsabilidade ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.