REINADO TURBULENTO
REPRODUÇÃO/RECORD
Roboão (Henrique Camargo) na novela Reis; nobre vai enfrentar vários problemas e até guerra
Roboão (Henrique Camargo/Heitor Martinez) vai pagar caro por desobedecer as leis de Deus nos próximos capítulos da novela Reis. Além de uma aliança com os sírios, o nobre também vai enfrentar uma invasão dos egípcios a Jerusalém. Ele ainda vai ignorar um alerta do profeta Semaías (Willian Mello) e arrastará o Reino de Judá para uma guerra contra Israel.
O folhetim da Record deve se basear em um trecho da Bíblia Cristã para mostrar a guerra civil entre os israelitas. O primeiro livro de Reis afirma que Roboão vai insistir em reconquistar o controle do norte, mesmo com Semaías avisando que a separação do território era um desejo de Deus.
O filho de Salomão (Guilherme Dellorto), porém, vai ter que bater em retirada com os seus soldados diante de uma investida do Egito. Um dos principais aliados de Jeroboão (Vitor Novello/Marcelo Valle), o faraó Sisaque (Iano Salomão) vai invadir Jerusalém.
Roboão vai ser obrigado a pagar tributos ao rei egípcio, retirando ouro até mesmo do templo que foi construído por seu pai. Os impostos de guerra foram registrados no segundo livro de Crônicas.
"No quinto ano de rei Roboão, subiu Isaque contra Jerusalém, porque tinha transgredido contra Jeová. Com 1.200 carros e 60 mil cavaleiros, era inumerável o povo que vinha com ele do Egito", diz o texto religioso.
Semaías vai ser novamente responsável por dar más notícias ao nobre, que vai descobrir ter sido abandonado novamente por Deus. "Assim diz Jeová: 'Vós me deixastes a mim, e eu vos deixei a vós nas mãos de Sisaque", explica.
Roboão vai se humilhar na frente de todos os seus súditos, entregando todo o bronze e o ouro do templo para o faraó e seus soldados.
O livro de Crônicas também diz que Roboão não fez um bom reinado. "Ele fez o mal, porque não preparou seu coração para buscar a Jeová", resume um versículo.
Roboão ainda vai arrastar o Reino de Judá para uma guerra contra o de Israel --o qual também é chamado de Reino de Samaria, devido à transferência da capital de Jerusalém para a cidade homônima no norte do território.
O personagem de Henrique Camargo vai cometer mais um erro ao se aproximar do filho de Rezom (Nando Rodrigues), Tabrimom (ator não informado). A aliança com Arã-Damasco vai atrair maldições para a sua família, e todas as suas gerações serão afetadas --incluindo o neto Asas, que sofrerá com uma grave doença nos pés.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Reis: Próximos capítulos da novela da Record - 14/6
Sexta, 14/6 (Capítulo 334)
Sucessor de Roboão, Abias busca conselho com Semaías, mas a culpa pelo seu envolvimento com Joela vem à tona. Nos portões de Jerusalém, Jeroboão dá início ao plano.
Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.