Capítulos de 31/5 a 3/6
Edu Moraes/Record
Juliana (Gabriela Moreyra) é atacada pode Zé Leão (Marcello Scorel) em Escrava Mãe
REDAÇÃO
Publicado em 29/5/2016 - 5h45
RESUMO: Fruto de um abuso sofrido pela mãe durante a viagem da África para o Brasil, a mocinha Juliana (Gabriela Moreyra) nasceu com a pele mais clara e foi entregue para ser criada por Custódio (Antonio Petrin) e Beatrice (Bete Coelho). Aos 18 anos, a garota sofrerá assédio do feitor Zé Leão (Marcello Scorel) e o atacará com um facão. Em seguida, ela será levada para o tronco como punição
Terça, 31/5 (Capítulo 1)
Na África, Kamau e Luena estão no acampamento e são surpreendidos por Osório e traficantes. Eles são presos e levados para um navio rumo ao Brasil. Os escravos chegam ao Rio de Janeiro, exaustos. Kamau consegue escapar de Osório e resgata Luena. Eles fogem pra mata. Após um período, Luena está grávida de seis meses. Kamau é preso novamente. Luena dá à luz e, ao ver que a criança tem a pele mais clara, descobre que a menina é fruto do abuso sofrido durante a viagem. Sob orientação de Kamau, Sipião vai atrás de Luena. Luena entrega a criança para Sipião, pois ela está sem força para fugir. Sipião leva a criança para a fazenda com Tia Joaquina e Custódio permite que o bebê fique lá. Eles lhe dão o nome de Juliana. Passam 18 anos. Tia Joaquina conta a Juliana toda sua história. Juliana se banha no rio e é vigiada por Miguel. Coronel Custódio é acamado e se apressa em casar as filhas. Miguel procura um lugar para se hospedar e encontra a pensão Jardineira. Maria Isabel diz a Átila que vai se casar, eles brigam e ela vai embora. Os quilombolas estão pela mata e são surpreendidos pelo capitão Loreto e soldados. Juliana dorme e sonha com Miguel. Juliana colhe frutas em cima da árvore e Almeida se aproxima. Ela se assusta, desequilibra e cai no colo dele. Ela quer saber quem é ele, e Almeida diz ser o futuro dono dela. Ele enfia a mão por dentro do vestido de Juliana que pede para soltá-la. Almeida e Juliana se surpreendem com a chegada de Miguel que ordena que solte a moça.
Quarta, 1/6 (Capítulo 2)
Almeida e Miguel continuam se encarando e Juliana está assustada. Teresa e Maria Isabel estão estarrecidas diante de Custódio e Beatrice que planeja o casamento da caçula. Juliana entra correndo na cozinha e diz que tem dois homens do lado de fora. Irani fica nervosa com Nestor por hospedar Miguel. Miguel se apresenta para Custódio e pede emprego. Dr. Pacheco diz que o estado de saúde de Custódio é grave. Juliana vai até a casa de Tia Joaquina e Miguel surge em sua frente. Custódio oferece um dote para que Almeida se case com Teresa. Maria Isabel humilha Teresa. Os escravos enterram Firmino. Filipa é levada contrariada para dentro da fazenda por Osório sob o olhar de Genésio. Loreto e Rosalinda discutem porque as Florzinhas não podem dançar. Filipa briga com o pai e leva um tapa no rosto. Beatrice consola Teresa. Guilherme revela ao pai que tem interesse em Teresa para espanto de Custódio. Miguel explica a Nestor o motivo que está na cidade e diz que não quer se vingar e sim fazer justiça. Juliana foge de Zé Leão pelo canavial. Ele agarra e beija Juliana no pescoço, ela consegue se desvencilhar pegando o facão na cintura dele e o fere.
Quinta, 2/6 (Capítulo 3)
Juliana fere Zé Leão na barriga e na perna. Miguel explica a Nestor que não é assassino e precisa apenas de provas da verdade sobre o que realmente aconteceu. Miguel mostra as marcas nas costas a Nestor que fica estarrecido. Guilherme deseja casar com Teresa, e Quintiliano discute com ele. Osório diz a Loreto que é o novo feitor de Quintiliano. Juliana chega com Tito Pardo e Zé Leão ferido. Filipa vai até a pensão Jardineira disfarçada de homem. Quintiliano visita Custódio e Beatrice fica atordoada. Ele revela que seu filho Guilherme quer se casar com sua filha. Custódio expulsa Quintiliano de sua casa. Maria Isabel se desculpa pela grosseria com Teresa. Ela se faz de coitada para que a irmã abra mão do casamento primeiro que ela. Guilherme fica transtornado com a revelação de Almeida que vai se casar com Teresa apenas pelo dote. No calor da discussão entre Custódio e Quintiliano, Teresa aparece e diz que não pretende se casar. Na pensão Jardineira, Guilherme ao ver Almeida com Petúnia, dá um soco nele. Zé Leão aparece para Custódio e revela que foi atacado por Juliana.
Sexta, 3/6 (Capítulo 4)
Juliana está assustada diante de Zé Leão e do coronel Custódio. Custódio acredita em Zé Leão. Almeida e Guilherme brigam por causa de Teresa. Violeta descobre que Filipa é irmã de Tomás. Custódio quer antecipar o casamento de Teresa. Zé Leão tem autorização de Custódio castigar Juliana e Tito Pardo. Tomás, Guilherme, Miguel e Almeida vão parar na delegacia. Juliana é acorrentada no tronco. Filipa volta pra casa e entra pela janela, exausta. Urraca e Quintiliano se encontram na delegacia no momento em que vão soltar os filhos. Quintiliano pede que Guilherme esqueça Teresa, pois ela está apalavrada com Almeida. Miguel continua preso. Urraca e Almeida vão a casa de Custódio logo cedo para tratar do casamento. Teresa se surpreende ao ver Guilherme entrando na fazenda, ele diz que a ama e sugere que fujam. Custódio sente dor e pede a Beatrice que se algo acontecer com ele, que continue o casamento da filha, ela se assusta. Custódio revela que sua doença é mais grave do que se imagina e que tem pouco tempo de vida. Petúnia vai até a casa de Almeida com um punhal em mãos. Tia Joaquina corre para avisar Teresa que Juliana será açoitada. Guilherme foge com Teresa. Miguel chega à casa de Custódio para pedir emprego e Esméria diz que Maria Isabel quer vê-lo antes. Miguel se prontifica a encontrá-la pela fazenda. Juliana está acorrentada em uma árvore. Custódio e Beatrice ficam desesperados ao saber do sumiço de Teresa. Maria Isabel faz uma proposta a Miguel. Zé Leão solta Juliana e ela cai no chão.
Capítulos fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso prévio
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.