Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAPÍTULOS DE 18 A 22/7

Escrava Mãe: Almeida faz ameaça a Maria Isabel e assedia Juliana

Divulgação

O ator Fernando Pavão em cena da novela Escrava Mãe, da Record, como o vilão Almeida - Divulgação

O ator Fernando Pavão em cena da novela Escrava Mãe, da Record, como o vilão Almeida

REDAÇÃO

Publicado em 17/7/2016 - 7h22

RESUMO: Almeida (Fernando Pavão) dirá a Maria Isabel (Thaís Fersoza) que tem um documento de seu pai assegurando que ela terá que lhe dar filhos se Teresa (Roberta Gualda) não o puder. Ela fará uma proposta a Juliana (Gabriela Moreyra): se a escrava conseguir o documento, terá sua liberdade. Almeida surpreenderá a escrava em busca do papel e ordenará que ela tire a roupa

Segunda, 18/7 (Capítulo 35)

Miguel mostra o mapa com o símbolo para Juliana, e pede que ela ajude a desvendá-lo. Maria Isabel conta a Almeida que planeja colocar um escravo qualquer para ser julgado pela morte do coronel, em troca de uma boa quantia de dinheiro. Esméria revela a Loreto que Almeida está envolvido em roda de aposta de luta de escravos. Petúnia pede emprego a Nestor e a Catarina. Maria Isabel tenta acalmar Miguel, que ficou confuso quando falou com Juliana e foi pego por Zé Leão. Ele pede que ela guarde o mapa, por segurança. Maria Isabel toma o vestido de noiva de Juliana, rasga, dá um tapa nela e a acorrenta na senzala. Rosalinda recebe os convidados na pensão. Guilherme entra para jantar, se depara com Catarina e Rebeca e pergunta o que uma negra está fazendo em sua casa. Enquanto Almeida discursa, Loreto entra na sala com dois soldados e o prende, para surpresa de todos. Na senzala, Esméria pega um chicote e Juliana se espanta.

Terça, 19/7 (Capítulo 36)

Almeida fica pasmo com a determinação de Loreto e se irrita com Teresa, que tenta ajudá-lo e é empurrada pelo marido. Guilherme se recusa a jantar na mesa com negras. Esméria ainda tem o chicote nas mãos, mas está balançada pelas palavras de Juliana. Teresa fica furiosa diante de Maria Isabel e Miguel. Ela vai à senzala correndo e chorando, pergunta por Juliana e se espanta ao vê-la acorrentada. Catarina pede que Bá Teixeira arrume alguém para levá-la de volta para casa, mas Beatrice a encontra. Filipa abraça Genésio, fica feliz ao vê-lo de volta e o desafia a jogar capoeira. Rosalinda, Violeta e as florzinhas se arrumam para a passeata, deixando os corpos à mostra. Maria Isabel vai até a senzala e vê Juliana solta. Ela diz que agora quem pagará o castigo será Tia Joaquina, que se assusta.

Quarta, 20/7 (Capítulo 37)

Juliana implora a Maria Isabel que não castigue Tia Joaquina. Beatrice visita Urraca e Sapião pergunta se Juliana está bem. Miguel pede ajuda a Osório para descobrir o significado do símbolo que há no mapa, e não acredita que seu pai estava envolvido com escravos. Osório sai dali, rindo, debochado. Rosalinda, Violeta e florzinhas batem panelas e jogam pétalas de flores para cima na manifestação. Maria Isabel dá a primeira chibatada em Tia Joaquina, para espanto de todos. Esméria se aproxima de Maria Isabel, põe a mão no chicote e ameaça contar tudo que sabe. Petúnia acorda irritada com o choro de Jasmin e nem se aproxima da criança. Teresa visita Petúnia e pergunta se a criança é a filha de Almeida. Juliana cuida de Tia Joaquina. Beatrice decide que Juliana volte à casa grande e cuide de tudo até que Tia Joaquina fique boa. Maria Isabel revela a Almeida que Esméria o entregou para livrar Genésio da prisão. Ele, então, vai até a cozinha, pega uma faca e coloca no pescoço de Esméria. Almeida conta a Maria Isabel sobre o documento que o pai dela deixou, dizendo que, se Teresa não puder lhe dar filhos, é ela quem teria que dar. Ele afirma a Maria Isabel que se deitará com ela por bem ou por mal.

Quinta, 21/7 (Capítulo 38)

Maria Isabel se assusta diante de Almeida, que tem um documento em mãos. Guilherme prende Genésio e o marca com ferro em brasa no ombro. Juliana abre a porta e surpreende Almeida e Maria Isabel. Filipa questiona Quintiliano sobre os gritos que ouviu e pergunta se foram de Genésio. Maria Isabel pede a Juliana que pegue o documento de Almeida, e lhe promete, em troca, sua liberdade. Chega o dia da votação para o novo juiz da câmara. Juliana vasculha o escritório de Almeida em busca do documento. Maria Isabel vai até a câmara e acusa de Almeida pelo sumiço de Miguel. Ele fica furioso ao perder a eleição. Quintiliano, Tomás e Guilherme comemoram a vitória enquanto Filipa observa Maria Isabel pede ajuda a Loreto para encontrar Miguel. Juliana procura pelo documento nas roupas de Almeida, que chega e a surpreende.

Sexta, 22/7 (Capítulo 39)

Almeida solta o braço de Juliana e manda que ela tire a roupa. Loreto exige provas a Maria para acusar Almeida pelo sumiço do Miguel. Almeida entra e Esméria, que vasculhava suas gavetas, se esconde embaixo da mesa. Ela consegue ver que o documento está no bolso da roupa dele. Sapião ajuda Urraca, suja de torta, a se limpar. Maria Isabel se surpreende diante de Esméria, que mostra o documento. Ela diz a Juliana que a escrava não precisa mais procurar o documento, pois ele já foi encontrado. Guilherme chega na câmara satisfeito, com uma pasta na mão, e se senta no lugar do presidente. Belezinha vai até a fazenda procurar por Juliana e lhe avisa que Miguel sumiu, perdeu a memória e só lembra das coisas influenciado por Maria Isabel. Belezinha diz a Juliana que talvez esteja na hora de lutar por Miguel.


Capítulos fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso prévio


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.