Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

VILÃ

Debora Bloch se assusta com quem idolatra Odete de Vale Tudo: 'Saíram do armário'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Debora Bloch com expressão séria em cena como Odete na novela Vale Tudo

Debora Bloch como Odete Roitman no remake de Vale Tudo: vilã conquistou admiradores no remake

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/5/2025 - 8h39

A mudança de percepção do público diante das falas problemáticas de Odete Roitman em Vale Tudo tem assustado Debora Bloch, intérprete da vilã no remake da Globo. Se em 1988 a personagem de Beatriz Segall (1926-2018) causava asco no telespectador, agora a madame virou meme e tem conquistado cada vez mais admiradores.

"As pessoas saíram do armário, é assustador. É curioso que estejam dizendo em tom de brincadeira 'estou concordando com a Odete, será que sou uma pessoa horrorosa?'", comentou a artista no videocast Conversa Vai, Conversa Vem, do jornal O Globo.

"Odete não frequenta a rua, não tem empatia nenhuma, é dona de um pensamento que está vivo, cada vez mais. Não à toa, [Donald] Trump está eleito, Elon Musk está no governo. O economista Adam Smith, no século 17, já falava do fascínio que ricos e poderosos exercem nas pessoas. E como a invisibilidade, o desprezo pelos necessitados são uma realidade. A gente tem pouca consciência do bem-estar coletivo sem se dar conta que isso nos diz respeito. É bom que pensemos sobre isso", alertou.

Debora também falou sobre a teoria de que conseguiu humanizar a megera. "Os vilões sempre exerceram fascínio no público, que gosta de assistir à maldade, à crueldade na ficção. Jung já falou que eles ativam os arquétipos do inconsciente coletivo, e aí mexem no indivíduo, no nosso lado mais sombrio."

"Só que na ficção, você pode se identificar, sem a condenação social e moral. Vilões provocam essa catarse com esse lado que não podemos exercer na vida. Odete, Carminha, Nazaré... Agora, tenho uma visão dela com humor. Isso enriquece, dá complexidade", analisou.

Uma cena em que Odete disse que Fátima (Bella Campos) "nem é tão preta" serviu para escancarar o racismo da vilã. "Até agora, é a fala mais preconceituosa e racista de Odete, mas não é primeira. É muito bom que tenha repercutido nas redes porque é um assunto importante de ser discutido. Quanto mais falarmos, melhor. O racismo está aí, não é um problema resolvido, longe disso. Houve avanços", afirmou a atriz.

"Esse tipo de frase, há algum tempo, seria normalizada. Pessoas falavam achando até que era elogio. Também traz o debate do colorismo, pessoas mais pretas enfrentam mais barreiras. A frase da Celina [Malu Galli] também é preconceituosa. Ela diz: 'Eu não sou racista, mas...'", completou.

Odete já falou coisas bem terríveis que passaram batidas. Que o povo brasileiro é preguiçoso, não gosta de trabalhar, que só os imigrantes europeus progrediram. Odete ignora a história, a escravidão. Representa um pensamento que abomino. É a representação de uma herança colonial, escravagista, de uma elite que não se compromete com o país, que o despreza. É preconceituosa, classista, racista, acredita na meritocracia.

Críticas ao remake

Debora explicou que evita ler os comentários com comparações entre as duas versões. "Sempre vai ter. Não acompanho, mas vejo que estão falando da novela. Se as frases de Odete estão repercutindo, é sucesso. Se tudo que sai viraliza, é sinal de sucesso", avaliou.

"A forma com se assiste à novela hoje é outra. Não é mais sentada no sofá, ao vivo. É na hora que se quer, no Globoplay, TikTok, Instagram. A medição de audiência ainda não computa isso. A novela tem muito anunciante", valorizou.

A veterana também desvia das críticas aos atores. "Não fico em rede social, nem leio o que estão falando. Acho tóxico. Tenho minha rede porque faz parte do mundo moderno. Mas tem essa onda de todo mundo querer surfar no assunto que vai lacrar. E vira algo maior do que é", pontuou.

"Nas redes, tá cheio de especialistas que, como diz Odete, sem preparo nenhum. Todo mundo virou crítico como se tivesse dizendo uma grande verdade sem ter lido um livro. Crítica faz parte, mas se ouvir todo mundo... Comecei a trabalhar muito cedo e fui aprendendo a me blindar."

Odete pegadora

Debora Bloch também comentou os casos amorosos da vilã, que não esconde a preferência por homens mais novos. "Conversei com a Marie [Salles, figurinista]: 'Vamos fazer uma mulher de 60 desejável'. Por que não? Não é só sobre corpo, é sobre repertório. Você pode ser desejável por causa do seu humor, da sua inteligência, do seu carisma. Às vezes, é tão mais gostoso estar com uma pessoa que tem um bom papo do que, exatamente, linda e gostosa."

A adaptação da Manuela Dias está trazendo uma nova mulher, uma 2025, e com humor e humor provoca o pensamento crítico. A maneira como ela se relaciona com os homens sem romantismo, pragmática, a coloca com discurso que a gente vê nos homens em relação às mulheres.

"Manuela está trazendo coisas que a gente não se dava conta. Sempre aceitamos atores fazendo par com atrizes com a metade da idade deles. Agora, o fato da Odete, uma mulher de 61 anos, a minha idade, sair com homens mais jovens e se divertir com isso, sem um compromisso afetivo, é uma coisa da nossa época, mais moderna", arrematou.


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 23 a 31/5

Sexta, 23/5 (Capítulo 47)
Celina pede que Afonso e Heleninha aceitem Odete como ela é. Odete abraça Afonso. Solange convida Raquel para participar de uma campanha de empreendedorismo. Marco Aurélio demonstra preocupação com a integridade de Cecília. Renato se nega ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.