Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

EDIÇÃO ESPECIAL

Cabocla chega ao fim com uma notícia boa e outra ruim para Globo no Ibope

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Danton Mello caracterizado como Neco em cena de Cabocla

Neco (Danton Mello) em Cabocla; reprise recuperou público perdido por Cheias de Charme

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 14/2/2025 - 6h10

Cabocla chega ao fim nesta sexta (14) com mais pontos positivos do que negativos para a Globo. Por um lado, o folhetim de Benedito Ruy Barbosa foi capaz de recuperar parte do público que foi afastado pela reprise de Cheias de Charme (2012). Do outro, a história de Zuca (Vanessa Giácomo) passou longe de repetir o sucesso de outras edições especiais --como Mulheres de Areia (1993) e Chocolate com Pimenta (2003).

O levantamento feito pela reportagem mostra que Cabocla, até a sua 24ª semana, está com uma média de 10,9 pontos na Grande São Paulo. Os números representam uma alta, ainda que tímida --menos de 2%-- em relação à Cheias de Charme, com 10,7.

A novela rural teve 13,5% menos público do que Mulheres de Areia, que fechou com 12,6 pontos; e 16,1% a menos do que Chocolate com Pimenta, com uma média geral de 13,0.

O desempenho de Cabocla está longe de representar um fracasso, especialmente no momento em que a televisão aberta como um todo está perdendo público. Como o Notícias da TV já havia mostrado, a Globo havia encolhido 0,4 ponto na média do dia, que considera a programação exibida entre 7h da manhã e a meia-noite.

Em 2023, a líder de audiência tinha registrado 13,4 pontos na Grande São Paulo; e em 2024, caiu para 13,0. O SBT sentiu um recuo de 8%, enquanto a Record se manteve estável.

Um outro fator mostra que Cabocla cumpriu a missão de cativar o seu público, já que frequentemente foi mais vista do que o Jornal Hoje. Além disso, a reprise igualmente vai melhor do que a Sessão da Tarde, que atualmente representa um "vazio" na programação da emissora.

Desde janeiro, o folhetim superou os filmes vespertinos em 23 ocasiões, com apenas 5 derrotas, a maior parte delas concentradas nos primeiros dias do ano: A Caminho de Casa (10,9 x 10,5) em 2 de janeiro; Dolittle (11,9 x 11,3) em 3 de janeiro; Vai que Cola 2: O Começo (10,2 x 11,1) em 6 de janeiro; Nanny Mcphee: A Babá Encantada (12,0 x 10,3) em 7 de janeiro; e a A Menina que Acreditava em Milagres (12,8 x 12,7) em 16 de janeiro.


Resumos Semanais

Resumo de Cabocla: Capítulos da novela da Globo - 31/1 a 8/2

Sexta, 31/1 (Capítulo 135)
A emissora ainda não divulgou o resumo do capítulo. Sábado, 1º/2 (Capítulo 136)
A emissora ainda não divulgou o resumo do capítulo. Segunda, 3/2 (Capítulo 137)
A emissora ainda não divulgou o resumo do capítulo. Terça, ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.