VEM AÍ
Divulgação/MGM
Charlton Heston (1923-2008) foi o protagonista de Ben-Hur (1959), maior vencedor da história do Oscar
Com duas temporadas de Reis e a novela Paulo, o Apóstolo na gaveta, a Record já está de olho nas tramas que colocará no ar em 2026. A próxima grande história bíblica será Ben-Hur, que já foi contada no cinema em um clássico de 1959 que levou 11 Oscars --o filme é o maior vencedor da história da premiação.
A novidade foi revelada pela autora Cristiane Cardoso, diretora de Dramaturgia da Record, no início da tarde desta terça-feira (8). Ela postou em seu perfil no Instagram a capa do roteiro do capítulo 34 de Ben-Hur.
"Haja neurônios. Haja criatividade. Haja inspiração. Só o Espírito Santo mesmo para tanto em tão pouco tempo", legendou ela na publicação. Na página, é possível ver o slogan da novela: "O sofrimento pode destruir ou purificar; depende de como o enfrentamos".
Vários atores que fazem produções bíblicas na emissora elogiaram a filha de Edir Macedo pela nova empreitada. "Minha história predileta", escreveu Caetano O'Maihlan. "Não sei nem o que dizer", comentou Dudu Pelizzari. "Boas vibrações nesse momento! Em breve, vem mais uma história inspiradora", postou Anna Rita Cerqueira.
Adaptar Ben-Hur para a TV é um desejo antigo de Cristiane Cardoso. A Record adquiriu os direitos do livro Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo, de Lew Wallace (1827-1905) em 2018 e tem tentado tirar o projeto do papel desde então. A ideia inicial era que ela substituísse Gênesis (2021), mas outros folhetins passaram na frente dada a grandiosidade da trama.
Curiosamente, o protagonista da obra, Judá Ben-Hur, não aparece na Bíblia e é um personagem fictício, totalmente criado por Wallace em 1880. Ele, no entanto, é um contemporâneo de Jesus Cristo e chega a conhecer o filho de Deus --que, no remake de 2016 foi vivido por Rodrigo Santoro.
A trajetória do príncipe de Jerusalém escravizado pelos romanos se cruza com a de outros ícones bíblicos, como os reis magos Baltasar e Gaspar, o político Pôncio Pilato, além de Maria e José, pais de Jesus na Terra.
A emissora já tem prontas a 12ª e a 13ª temporadas de Reis, intituladas A Emboscada (já disponível no Univer Video) e A Esperança. Já Paulo, o Apóstolo deve começar a ir ao ar em julho na Record, entrando no catálogo do streaming no próximo dia 28.
Atualmente, ela exibe a série Neemias, spin-off de A Rainha da Pérsia (2024), e também produz O Senhor e a Serva, uma história derivada da trama de Paulo.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.