Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASADO HÁ 18 ANOS

Assexual em Travessia, Thiago Fragoso revela se toparia casamento sem sexo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Thiago Fragoso com expressão séria em cena como Caíque de Travessia

Thiago Fragoso em cena como Caíque em Travessia; ator estudou sobre assexualidade para novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 5/2/2023 - 12h19

Intérprete de Caíque em Travessia, Thiago Fragoso teve que estudar sobre assexualidade para entender os dilemas do personagem da novela das nove da Globo. Diferentemente do instrutor de asa-delta, o ator considera sexo muito importante numa relação. Mas, em nome do amor, abriria uma exceção caso sua mulher, a atriz Mariana Vaz, fosse assexual.

"Eu acho que toparia um amor assim... Não é algo para se descartar de cara. Se Mariana fosse assexual, eu ia continuar querendo compartilhar a vida com ela nesses 18 anos. Com pouco ou nenhum sexo, da forma que fosse", afirmou o artista.

"Considero sexo muito importante. Se falta numa relação amorosa, não faz sentido, acaba virando amizade. Acho que ele precisa ocupar pelo menos 40% do relacionamento", analisou ele em entrevista ao jornal Extra.

Fragoso também falou sobre o papel do romantismo em seu casamento: "Sou eu quem faz a nossa cama, diariamente, por exemplo. Sei exatamente a posição dos travesseiros que ela gosta pra dormir, arrumo direitinho o espaço pra ela poder se achegar. Temos um jeito especial de encostar um no outro, de fazer carinho. Romantismo é algo idealizado. Você respeitar a pessoa, admirá-la e conhecê-la a fundo mostra o seu sentimento mais verdadeiro. Não dou anel de diamante, mas demonstro dar valor no dia a dia".

O ator de 41 anos refletiu ainda sobre a situação de seu personagem: "Leonor [Vanessa Giácomo] nunca teve um relacionamento positivo, os homens sempre foram tóxicos. Em Caíque, ela encontrou um cara adorável, que levanta o seu astral, a diverte, parecia perfeito para todas as suas expectativas. O único senão é que ele não a satisfaz sexualmente".

"Esse casal da ficção é interessante porque faz pensar que nem sempre a gente tem tudo o que quer na vida. Até que ponto as pessoas estão dispostas a entrar num acordo, a limitar a sua satisfação sexual em função de um grande afeto?", indagou o intérprete.

Preparação e estudo

Fragoso mergulhou de cabeça nas histórias de assexuais para viver Caíque. "A assexualidade é desconhecida e rejeitada, mesmo dentro da comunidade LGBTQIAP+. As pessoas têm preconceito porque a gente vive numa sociedade extremamente sexualizada. Tudo passa, senão pelo sexo em si, pela promessa de: a sedução, a sensualidade", considerou ele.

"A dramaturgia tem pouca coisa sobre a assexualidade. Havia uma preocupação da Gloria em mostrar que o assexual não é baixo-astral, triste. Eu concordo com ela, seria muito ruim se a gente levasse por esse lado. São pessoas de vida normal, que se divertem, têm seus amigos. Não são coitadinhos deprimidos. É claro que pode rolar uma tristeza pela falta de encaixe na sociedade, mas não é regra", afirmou o carioca.

"Ela [Gloria] me colocou em contato com Marcos. Conversei muito com esse cara. Pedi licença, fiz perguntas íntimas. Ele é caminhoneiro, uma profissão de homens um tanto broncos. Imagina ser assexual vivendo nesse meio? Marcos me contou que sofreu a vida inteira com humilhações. Já ouviu até de mulheres que 'se homem não serve pro sexo, não serve pra nada'", revelou.

O ator também entrou em grupos no Facebook para compor o personagem: "O grupo tem uma moderadora, justamente por tratar de um assunto tão pouco conhecido e cercado tanto por preconceitos quanto por fantasias. Depois da cena em que Caíque falou para Leonor que era assexual, essa moderadora contou que ficou duas madrugadas inteiras acordada. Foi uma enxurrada de gente querendo entrar no grupo porque tinha se descoberto, tentando entender mais".

É impressionante e emocionante ver pessoas com 60 anos ou mais se reconhecendo depois de décadas sem saber quem eram. Esse é o lado mais precioso, mais nobre da profissão de ator: poder retratar situações que precisam ser pensadas e repensadas, trazer conscientização. Através desse trabalho, temos conseguido criar alívio, dar espaço e voz a quem sofre.

Escrita por Gloria Perez, Travessia terminará com cerca de 190 capítulos na segunda quinzena de maio se a Globo não mudar de ideia. A trama será substituída por uma nova novela de Walcyr Carrasco.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.