Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

GUTO E VINICIUS

A estratégia do casal gay de Garota do Momento para driblar o preconceito

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Elvis Vittorio à esquerda como Vinicius e Pedro Goifmann como Guto à direita em Garota do Momento

Vinicius (Elvis Vittorio) e Guto (Pedro Goifmann) em Garota do Momento: apaixonados na novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 14/2/2025 - 16h00

Em Garota do Momento, a autora Alessandra Poggi foi bastante perspicaz ao aproximar Guto (Pedro Goifman) e Vinicius (Elvis Vittorio) por meio dos filmes clássicos de Hollywood. A novela das seis até já fez menção à atriz Judy Garland (1922-1969), que não é um ícone da comunidade LGBTQIAPN+ por acaso --até porque o nome dela já foi utilizado para driblar o preconceito na vida real.

O folhetim recentemente mostrou os jovens conversando sobre O Mágico de Oz (1939), que justamente transformou Judy em uma das maiores estrelas da era de ouro do cinema norte-americano. Guto, inclusive, fez menção ao technicolor --técnica de filmagem que se tornou um marco na indústria por criar cores mais vivas e vibrantes. Essa tecnologia, aliás, também foi citada em Além da Ilusão (2022).

No capítulo de sábado (8), o ex-namorado de Eugênia (Klara Castanho) chegou até a mostrar que tinha uma coleção de figurinhas com alguns dos principais astros da época. Entre eles, James Dean (1931-1955). Junto, também estavam as fotos de Érico (Silvero Pereira) como Verônica Queen.

Até hoje, alguns estudiosos tentam entender o porquê de Judy ter se tornado tão fundamental dentro da cultura queer, a ponto até de ter sido chamada de "o Elvis Presley (1935-1977) dos gays" pela revista norte-americana The Advocate.

O escritor William Golding (1931-2018) chegou a escrever na Esquire que, talvez, essa identificação surgia justamente pelos papéis de alta carga dramática da atriz no cinema. Afinal, a comunidade LGBTQIAPN+ também vivenciava grande sofrimento dentro da sociedade americana com intensa perseguição às pessoas não-heterossexuais dentro do Macarthismo dos anos 1950 aos 1970.

Uma das formas de homens gays escaparem dessa "caça às bruxas" era justamente se identificar cifradamente como "friends of Judy [amigos de Judy, em inglês]". A expressão era um jeito de descobrir, sem levantar qualquer alarde, se a pessoa com quem estavam falando também era LGBTQ ou não.

Garota do Momento acabou resgatando essa estratégia dentro de sua narrativa, em que Guto e Vinicius também são "amigos de Judy". Afinal, em uma época em que pessoas queers chegavam a ser enviadas para sanatórios, era o cinema --e não abertamente o afeto romântico-- que os aproximava perante às outras pessoas.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Garota do Momento.

Garota do Momento é ambientada em Copacabana, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Natalia Grimberg. No elenco, estão Solange Couto, Lilia Cabral, Fabio Assunção, Carla Cristina Cardoso, Leticia Colin e Ícaro Silva, entre outros nomes. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Garota do Momento e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Garota do Momento: Capítulos da novela das seis da Globo - 14 a 22/2

Sexta, 14/2 (Capítulo 88)
Beatriz aceita o convite de Sérgio. Carmem conta a Beatriz que a casa do orfanato foi vendida. Juliano revela a Maristela que comprou o imóvel de Petrópolis. Beatriz não aceita ser inquilina de Juliano. Clarice afirma ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.