LIÇÃO DE CASA
DIVULGAÇÃO/MARVEL STUDIOS
Thunderbolts* reúne velhos conhecidos do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel); veja
Thunderbolts* estreia nesta quinta-feira (1º de maio) com a promessa de mexer com o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). A trama junta anti-heróis e figuras problemáticas em uma nova equipe que preenche o vácuo deixado pelos Vingadores. Para acompanhar o filme sem perder nenhum detalhe, como de costume, o público tem uma grande lição de casa caso queira entender o passado e os traumas dos personagens principais.
A história de Bucky Barnes (Sebastian Stan) começa lá atrás, em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011). O longa mostra a amizade dele com Steve Rogers (Chris Evans) e estabelece a base emocional que o personagem carrega até hoje. Essa relação é essencial para entender o quanto ele sofreu ao ser manipulado mais tarde pela Hydra.
Em Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Bucky volta como uma máquina de matar sem memórias, transformado em uma arma da Hydra. O filme mergulha nos traumas psicológicos do personagem e mostra as cicatrizes que ele ainda tenta curar.
Já em Capitão América: Guerra Civil (2016), o ex-Soldado Invernal começa sua jornada de redenção, tentando recuperar a própria identidade enquanto lida com as consequências dos crimes que cometeu enquanto estava sob controle mental.
Yelena Belova (Florence Pugh), que será uma das líderes dos Thunderbolts*, é apresentada em Viúva Negra (2021). O filme explora sua relação com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e o Guardião Vermelho (David Harbour), além de revelar o sofrimento que passou na Sala Vermelha.
O longa ainda apresenta a Treinadora (Olga Kurylenko), que tem a habilidade de copiar movimentos de outras pessoas. É também ali que Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) aparece pela primeira vez na linha cronológica do MCU, recrutando Yelena em uma cena pós-créditos.
A jornada de Yelena continua em Gavião Arqueiro (2021), série em que ela persegue Clint Barton (Jeremy Renner) para vingar a morte de sua irmã. O reencontro entre os dois é um ponto essencial para o amadurecimento emocional da personagem antes de integrar a nova equipe.
Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), Valentina Allegra de Fontaine ressurge, agora como diretora da CIA. A informação é fundamental para entender o poder que ela exerce nos bastidores e seu papel como mentora --ou manipuladora-- dos Thunderbolts*.
Já Fantasma (Hannah John-Kamen) tem sua origem explicada em Homem-Formiga e a Vespa (2018). O filme mostra como ela ganhou seus poderes de intangibilidade e apresenta a sua luta pessoal para sobreviver, algo que será fundamental para entender sua postura dentro do novo time.
Outro personagem que merece atenção é John Walker (Wyatt Russell). Sua trajetória é contada na série Falcão e o Soldado Invernal (2021), que mostra como ele foi escolhido para ser o novo Capitão América.
Mas, após tomar o soro do supersoldado, ele acaba se tornando o Agente Americano. A série também acompanha a adaptação de Bucky em um mundo sem Steve Rogers e sem os Vingadores, tentando encontrar seu lugar.
Para completar, Capitão América: Admirável Mundo Novo é praticamente o prólogo para Thunderbolts. O filme consolida Sam Wilson (Anthony Mackie) como o novo Capitão América e mostra o general Thaddeus "Thunderbolt" Ross (Harrison Ford) assumindo a presidência dos Estados Unidos.
Ross tenta recriar os Vingadores, mas acaba se transformando no Hulk Vermelho, gerando uma crise política que deixa o terreno perfeito para a formação da nova equipe. Bucky, inclusive, abraça uma nova função política dentro desse cenário conturbado.
A lição de casa pode ser longa. Então, caso seu tempo esteja limitado, Falcão e o Soldado Invernal, Viúva Negra e Capitão América: Admirável Mundo Novo são as produções mais importantes para entender Thunderbolts* sem dificuldades.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
David Harbour
Julia Louis-Dreyfus
Marvel
Sebastian Stan
Universo Cinematográfico Marvel (MCU)
Vingadores
Wyatt Russell
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.