Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DURANTE DOIS ANOS

A incrível história da farsante que foi repórter da ESPN por amor a time

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Luana Santos no podcast Papo Reto Esportes

Luana Santos no podcast Papo Reto Esportes: falsa jornalista foi descoberta após entrevista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/3/2025 - 7h12

Durante dois anos, Luana Teixeira Santos conseguiu enganar clubes, jornalistas e até mesmo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A jovem, que iniciou a farsa aos 17 anos, se apresentava como repórter da ESPN e usava credenciais falsas para acessar áreas restritas em jogos de futebol. A história veio à tona após um grupo de jornalistas esportivas expor a fraude em mensagens trocadas no WhatsApp.

Segundo o UOL, Luana solicitava credenciamento para partidas femininas e masculinas, utilizando os dados da ESPN sem jamais ter trabalhado no canal. O credenciamento de profissionais da imprensa exige um e-mail corporativo, o que a farsante conseguia burlar em eventos com menor procura por jornalistas. Sua última tentativa de acesso foi barrada na partida entre Corinthians e Cruzeiro pela Supercopa Feminina na quarta (12).

Apesar de ter sido rejeitada em algumas ocasiões, Luana conseguiu frequentar diversas partidas, incluindo um jogo entre Red Bull Bragantino e São José pela Copa do Brasil. Além disso, sua presença nos estádios não levantou suspeitas, já que muitos profissionais da área a conheciam e até mantinham amizade com ela, sem desconfiar de suas credenciais falsas.

A farsa só foi descoberta porque seu comportamento destoava dos outros profissionais da ESPN. Enquanto jornalistas da rede sempre são credenciados em equipe --repórter, cinegrafista e produtor--, Luana solicitava as credenciais de forma individual. Além disso, circulava com um crachá visualmente diferente dos usados pelos verdadeiros funcionários do canal.

Nas redes sociais, ela reforçava a identidade fictícia, publicando fotos em gramados e até dentro da redação da ESPN Brasil, em São Paulo. Sua atuação se assemelhava mais a de uma influenciadora do que a de uma repórter: fazia selfies, posava ao lado de atletas e não fazia perguntas em coletivas de imprensa.

Ela chegou a conceder uma entrevista ao podcast Papo Reto Esportes, no qual se identificou como setorista do Red Bull Bragantino e assessora de marketing do Corinthians --clube que nega qualquer vínculo com ela.

O esquema veio abaixo quando a CBF entrou em contato com a ESPN para confirmar sua identidade. Nenhum funcionário reconheceu seu nome, e a história foi repassada a um grupo de jornalistas esportivas que desmascararam a fraude. Ao ser confrontada, Luana tentou se esquivar, mas logo apagou seu perfil no Instagram e bloqueou contatos que questionaram suas credenciais.

A ESPN afirmou estar ciente da situação e que investiga o caso para tomar medidas cabíveis. Já a Associação de Cronistas Esportivos de São Paulo (Aceesp) confirmou que Luana não possui cadastro no sistema e que o controle de acesso em estádios é de responsabilidade dos organizadores de cada evento. Luana desativou também seu número de telefone.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.