Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

CECÍLIA DASSI

Sexualizada aos 15 anos, ex-atriz mirim da Globo revela como burlou assédio

REPRODUÇÃO/O GLOBO

Cecília Dassi em entrevista ao podcast Novelão, do jornal O Globo

Cecília Dassi: ex-atriz mirim abandonou carreira na televisão e hoje trabalha como psicóloga

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 8/5/2025 - 9h18

Cecília Dassi parava fãs em praças e shoppings aos oito anos, quando atuou na novela Por Amor (1997) como Sandrinha. Sete anos depois, aos 15 anos, a atriz foi sexualizada pela imprensa. Cecília não viu o problema até chegar na fase adulta e perceber que a mãe a protegia de abordagens tendenciosas de fotógrafos e pessoas mal intencionadas. Para barrar o assédio, ela se afastou das multidões.

Em entrevista ao podcast Novelão, do jornal O Globo, a ex-atriz explicou que demorou para levar o ofício a sério e para enxergar as problematizações. "As pessoas me falavam isso, mas eu não tinha dimensão do que significava. Fui ganhando dimensão ao longo dos anos, porque mesmo depois de muito tempo as pessoas vinham me falar da novela", afirmou.

"Foi muito mais fora da curva do que eu dava conta de entender na minha infância e no início da vida adulta. Teve um momento da minha vida que estava ficando sério a coisa de ser atriz", acrescentou Cecília, que admitiu ter consciência da sexualização e da cobrança apenas na fase adulta.

"Num primeiro momento era totalmente intuitivo, mas as coisas foram ficando com mais técnica. Então eu precisei me preparar melhor como atriz, fui estudar", explicou ela, que deixou os folhetins após Viver a Vida (2009).

"Na época de Por Amor eu não senti muito impacto. Eu não tinha a dimensão de que eu dava tantas entrevistas durante o dia. Não tinha essa referência, então para mim era algo normal, eu era uma criança de oito anos. As pessoas achavam uma coisa linda e fofa", relembrou.

Mas quando chega essa minha transição, quando começam a sexualizar. Vejo história de mulheres que sofreram pressão estética, pressão por um corpo padrão... Talvez eu tive sorte, ou minha mãe ficava bastante em cima mesmo. Porque eu não tinha maldade, eu era protegida.

Cecília Dassi conciliou a faculdade de Psicologia com a atuação em 2007. Dois anos depois, ela trancou o curso por conta de seu papel em Viver a Vida. Ela retornou à faculdade em 2011 e concluiu o curso em 2013. Cecília chegou a fazer duas participações nas séries A Vida Alheia (2010) e Gonzaga: de Pai para Filho (2013), mas não pretende voltar a atuar.

TUDO SOBRE

Cecilia Dassi


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.