GUILHERME PRATES
Raphael Dias/Gshow
Guilherme Prates como o tatuador Ben, seu personagem na novela Os Dias Eram Assim
LUCIANO GUARALDO
Publicado em 11/8/2017 - 5h24
Guilherme Prates tinha apenas 19 anos quando estreou como protagonista de Malhação, no dia 13 de agosto de 2012. Ainda adolescente, precisou lidar com a dura realidade da profissão: seu personagem, rejeitado pelo público, foi limado da novelinha. Cinco anos depois, o ator deu a volta por cima e vai emendar uma participação em Os Dias Eram Assim com um papel em Tempo de Amar, próxima novela das seis da Globo.
"Apesar de toda a polêmica que fizeram em torno da minha saída, não teve nada disso. Eu só tenho boas recordações, mantenho amizade com vários atores que contracenaram comigo", lembra ele.
Seu personagem, Dinho, foi defenestrado em pesquisas com grupos de discussão. O público não aceitou que ele tivesse um romance com as melhores amigas Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira) e tentasse jogar uma contra a outra. Menos de seis meses após a estreia, Prates foi substituído no início de 2013 por Guilherme Leicam, que tinha um visual mais tradicional para ser galã.
"Eu me entreguei para Malhação nos campos artístico e afetivo, fiz o trabalho com muito amor. O Dinho saiu, acontece, é natural do trabalho. Por conta dessa ruptura no meio da temporada, acabei tendo outras oportunidades. Pude atuar no filme do Daniel Filho, Confissões de Adolescente", diz.
A volta à televisão ocorreu em doses homeopáticas: em 2014, participou da fase intermediária de Em Família como Felipe Fernandes, defendido no resto da novela por Thiago Mendonça. Também fez uma ponta em O Rebu (2014) e atuou em um episódio da série Santo Forte (2015), do AXN.
divulgação/tv globo
Alice Wegmann e Guilherme Prates em cena da temporada 2012 de Malhação: casal não colou
Neste ano, Prates voltou com tudo: participou da série Questão de Família, do GNT, e fez uma participação especial em Os Dias Eram Assim como Ben, tatuador que contamina Nanda (Julia Dalavia) com o vírus da Aids. Saiu da década de 1980 diretamente para os anos 1920, época em que se passará a substituta de Novo Mundo.
"Eu faço um italiano chamado Giuseppe, que vem para o Brasil em um momento de muita efervescência política. Ele começa a trabalhar em uma confeitaria e, como tem um pensamento anarquista, deve se envolver nessa movimentação toda", adianta.
Como tem um engajamento também fora dos estúdios, Prates valoriza a exposição que tem na TV para divulgar as causas em que acredita. "Ser ator não é apenas uma questão de vaidade. Temos uma responsabilidade social, de instigar, levantar questionamentos. Acho que Os Dias Eram Assim faz muito bem isso, encarar a história com um olhar crítico para entender o que estamos vivendo hoje", filosofa.
Com ascendência portuguesa e austríaca, o jovem buscou referências da Itália na minissérie Anarquistas, Graças a Deus (1984), e no círculo de amigos. "Todo mundo conhece alguém que tem família italiana. Então falar dessa imigração é contar a história de tanta gente, isso me cativa e me inspira a fazer um trabalho ainda melhor", conta.
Divulgação/tv globo
Maria Paula, Eduardo Galvão, Xande Valois, Prates e Carla Marins também deixaram Malhação
Eliminados por tabela
A saída de Dinho de Malhação forçou a eliminação dos atores que faziam sua família na novela: Eduardo Galvão, intérprete de seu pai; Carla Marins, que vivia sua mãe; Maria Paula, sua madrasta; e Xande Valois, o irmão mais novo.
Galvão e Carla voltarão à TV em Apocalipse, da Record; já Maria Paula protagoniza o filme Doidas e Santas, que estreia no dia 24; e Valois está no ar em Os Dias Eram Assim como Lucas, filho de Alice (Sophie Charlotte) e Renato (Renato Góes).
Outra vítima da rejeição do público na temporada 2012 foi Rafael (Rodolfo Valente), um personagem sexualmente ambíguo, eliminado na mesma reformulação da trama que excluiu Dinho e sua família. Valente também deu a volta por cima: está no elenco fixo da série 3%, da Netflix, com outro personagem chamado Rafael.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.