Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO NO AUTOMOBILISMO

Quem foi Wilson Fittipaldi? Ex-piloto morre após se engasgar no almoço de Natal

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Wilson Fittipaldi Júnior está sorrindo, em foto publicada no Instagram

Wilson Fittipaldi Júnior: ex-piloto de Fórmula 1 ficou internado por 60 dias depois de engasgo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2024 - 12h49

Wilson Fittipaldi Júnior morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos. O ex-piloto de Fórmula 1 estava internado no Hospital Prevent Senior, na zona sul de São Paulo, desde o Natal do ano passado. O empresário e construtor de carros foi hospitalizado depois de se engasgar durante o almoço natalino (que também celebrava seu aniversário) e sofrer uma parada cardíaca.

O ex-piloto permaneceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no fim do ano, teve uma melhora significativa e acabou transferido para um quarto. No dia 23 de janeiro, no entanto, ele sofreu um quadro de espasmos e precisou ser sedado mais uma vez.

Fittipaldi foi desentubado e passou por uma traqueostomia, um procedimento cirúrgico, realizado pelo especialista na região da traqueia (pescoço), com o objetivo de facilitar a chegada de ar até os pulmões. Os cuidados médicos não foram suficientes para que ele seguisse com o tratamento.

A viúva Rita Reis Fittipaldi foi quem revelou que o marido estava internado por conta do engasgo. Em 4 de janeiro, ela fez uma publicação no Instagram do construtor de veículos e explicou que ele se engasgou com um pedaço de carne durante o almoço de 25 de dezembro. Segundo Rita, ele tinha um histórico pós-cirúrgico difícil por conta dos sedativos.

O último registro de Fittipaldi foi uma selfie dele com a esposa. Os dois tiraram a foto minutos antes de saírem de casa para o almoço de Natal, quando também iriam comemorar o aniversário de 80 anos dele.

Quem foi Wilson Fittipaldi?

Wilson Fittipaldi foi um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro. Começou a carreira nos anos 1960. Em 1972, chegou à Fórmula 1. O melhor resultado dele foi o quinto lugar no GP da Alemanha em 1973. Ao todo, disputou 35 corridas.

Além de pilotar, Fittipaldi tinha o desejo de construir carros. A primeira tentativa foi com o Fiat Porsche, protótipo baseado em um carro da marca alemã. Em 1975, partiu para um de seus projetos mais ousados: fundar uma equipe brasileira de Fórmula 1.

Ele liderou a criação da Copersucar-Fittipaldi. Na primeira temporada, foi piloto da escuderia. Também atuou como chefe de equipe entre 1976 e 1982. A Copersucar não chegou a vencer corridas ou disputar títulos, mas conseguiu alguns pódios, como o terceiro lugar no Grande Prêmio da Argentina e dos Estados Unidos, em 1980, e o segundo lugar no GP do Brasil em 1979.

Durante dois anos, Fittipaldi ainda comandou o irmão e bicampeão mundial de Fórmula 1, o caçula Emerson Fittipaldi.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.