Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DESPEDIDA

Funeral do papa Francisco terá transmissão ao vivo no YouTube do Vaticano

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Papa Francisco discursa em uma igreja

O papa Francisco (1936-2025) durante recado aos fiéis; funeral terá transmissão na internet

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2025 - 15h29

O funeral oficial do papa Francisco (1936-2025), marcado para a manhã deste sábado (26), terá transmissão ao vivo nos canais oficiais do Vaticano no YouTube. A própria Santa Sé confirmou a informação nesta quinta (24). O pontífice não era tão adepto da tecnologia e sequer assistia à televisão desde 1990, mas mantinha perfis nas redes sociais para se comunicar com o público mais jovem.

A transmissão está marcada para começar às 5h de sábado (horário de Brasília) nos canais oficiais do Vatican News, central de notícias do Vaticano, em vários idiomas. O público brasileiro poderá acompanhar o funeral em português por aqui.

No momento, o canal já exibe o velório aberto do religioso, no qual fiéis de todo o planeta têm ido à Basílica de São Pedro para se despedir de Francisco. Esse procedimento começou na quarta (23) e segue até esta sexta (25).

A missa do funeral do argentino acontecerá na Praça de São Pedro e dará início ao Novemdiales, tradicional período de nove dias de luto no qual são celebradas missas em homenagem ao líder da Igreja Católica.

Depois do Novemdiales, tem início na Capela Sistina o conclave, no qual o Conselho de Cardeais vota até a definição do novo papa. O voto é secreto e ocorre em várias etapas, até que um dos candidatos seja eleito pela maioria dos votantes.

Quando um nome for apontado, a tradicional fumaça branca sobe da chaminé da capela, sinalizando que os católicos agora têm um novo líder.

Todo o processo pode levar de algumas semanas a mais de um mês. Os dois últimos conclaves foram relativamente rápidos: Bento 16 (1927-2022) foi eleito papa 17 dias depois da morte de João Paulo 2º (1920-2025).

O próprio Francisco assumiu a liderança da Igreja Católica apenas 13 dias após a renúncia de Bento 16 --na ocasião, todos os ritos de velório, funeral e Novemdiales foram cancelados, já que o papa alemão não havia morrido.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.