ESTADO DE SAÚDE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Benedito Ruy Barbosa na série documental Donos da História, da Globo, de 2017; ele está 'fraco'
Autor consagrado de novelas, Benedito Ruy Barbosa precisou deixar seu sítio em Sorocaba, no interior de São Paulo, para morar com a família na capital. Agora, ele poderá contar com a assistência integral dos familiares e terá acesso aos médicos de forma mais fácil. Paula Barbosa, atriz e neta do novelista, afirmou que ele está "fraco" e necessita desse apoio.
O avô de Bruno Luperi, também autor de novelas, contudo, não deixou o interior por vontade própria. "Aquele lugar era o sonho da vida dele. Depois que minha avó morreu [em 2014], ele foi ficando muito sozinho. Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá", confessou Paula, em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo.
Mas a mudança para São Paulo foi necessária. "Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral", arrematou a atriz.
Barbosa escreveu grandes sucessos da dramaturgia, como Cabocla (1979 e 2004), Paraíso (1982 e 2009), Sinhá Moça (1986 e 2006), Pantanal (1990), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Ele, no entanto, nunca se furtou de ficar com a família.
"Além do grande autor, ele sempre foi uma figura muito forte na nossa família, como pai e avô. É difícil vermos que ele precisa agora só descansar e viver a velhice dele bem", confessou a neta.
Paula Barbosa já trabalhou com o avô no remake de Paraíso e na segunda versão de Meu Pedacinho de Chão (2014). Ela também foi escalada para o remake de Pantanal (2022), comandado pelo primo dela, Bruno Luperi.
A atriz interpretava Zefa, empregada de Tenório (Murilo Benício) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira). A personagem dela acabou a trama ao lado de Tadeu (José Loreto), filho do meio de José Leôncio (Marcos Palmeira).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.