Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube

GABI YOON

Atriz sul-coreana destaca importância de se ver na Globo: 'Parecia um milagre'

BEATRIZ DUMY/TV GLOBO

Gabi Yoon sentada em cenário de Volta por Cima; ela usa blazer branco, blusa xadrez e relógio claro no pulso, além de estar com as mãos próximas ao rosto

Gabi Yoon em Volta por Cima; atriz luta por representatividade asiática nas telas brasileiras

Intérprete de Min-Ji em Volta por Cima (2024), Gabi Yoon fez sua estreia em novelas já conquistando o público com uma atuação sensível e representativa. Inserindo na TV brasileira uma trama inspirada em k-dramas, a atriz não só marcou presença no folhetim como também trouxe visibilidade para um perfil ainda raro nas telas por aqui: o de mulheres amarelas em papéis de destaque.

"Foi muito simbólico para mim, não só como atriz, mas também por eu ser uma atriz amarela. Na minha trajetória, vi pouca representatividade, então foi muito emocionante realizar um sonho que parecia até um milagre", afirma a atriz, em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

Nascida na Coreia do Sul, Gabi chegou ao Brasil ainda criança e viu na arte um caminho para traduzir sua identidade. "Minha origem me atravessa. Poder trazer isso pra tela foi muito especial", reforça.

Em Volta Por Cima, Gabi interpretou uma atriz e também a personagem fictícia vivida por ela dentro do k-drama --uma espécie de metalinguagem que resultou em uma participação dupla, o que exigiu camadas e versatilidade. 

"A mistura de culturas foi algo que me tocou muito. Foi simbólico, porque vi muitas outras representações de atores amarelos na novela. Durante as gravações no Rio, a experiência foi única, principalmente estando no Brasil, com todo o calor e o clima de gravação. Isso me fez criar boas memórias", celebra a artista.

A estreia na TV aberta, entretanto, não veio sem cobrança. Gabi relata que sentiu o peso de representar tantas pessoas que, como ela, não se viam retratadas com frequência. "Foi uma honra, uma conquista talvez pessoal, mas também é uma conquista de muitas outras pessoas que, mesmo não tendo uma relação direta, indiretamente estavam lá torcendo por mim", observa.

Além de ter ficado em frente às câmeras, ela também se envolveu na trilha sonora de Volta por Cima. Embora não tenha um álbum lançado, Gabi trabalha como top-liner, compondo melodias e letras sobre bases instrumentais pré-gravadas.

"É uma forma muito interessante de criar música. Durante a novela, fiz algumas músicas para a trilha sonora, tanto adaptando melodias existentes quanto criando novas. Tenho algumas músicas guardadas e realmente tenho vontade de lançar mais no futuro, porque a música sempre fez parte da minha vida", comenta.

Para ela, a fusão entre as duas linguagens artísticas acontece naturalmente. "Como cantora, sempre quis que a minha música tocasse o coração das pessoas. E eu vejo a atuação da mesma forma: tentar passar essa emoção para o público, seja para tocar o coração de alguém ou para entreter. Para mim, ambas as artes se conectam no sentido de transmitir sentimentos."

Com o fim de Volta por Cima, veio o silêncio --e a saudade. "Tento aproveitar esse momento para me conectar comigo mesma e com minha família. A novela foi muito significativa, e eu me senti muito grata pela oportunidade. Agora, estou me preparando para o próximo passo, estudando e aguardando novas oportunidades como atriz", adianta.

Para o futuro, a atriz deseja expandir cada vez mais sua presença artística. "Quero continuar aperfeiçoando minha arte. Tenho muita fome de aprender e de fazer mais personagens. Acho que Volta por Cima foi só o começo, e estou só no início dessa jornada", finaliza.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.