AUDIÊNCIA
Reprodução/TV Globo
A favorita Renata Saldanha chora ao receber presente no BBB; reality perdeu audiência, mas fez barulho
A 25ª edição de Big Brother Brasil termina nesta terça-feira (22) com a menor audiência nos 23 anos do reality show. São 16 pontos na Grande São Paulo e no PNT (Painel Nacional de Televisão), três a menos do que o BBB 23, que detinha o recorde negativo anterior (19 pontos). Para a Globo, o primeiro BBB sem a mão do diretor J.B. Oliveira, o Boninho, foi prejudicado pelo desempenho de Mania de Você, mas passou longe do fiasco.
Diretor executivo dos Estúdios e da TV Globo, Amauri Soares avalia que BBB 25, "deu supercerto" em todas as métricas. "A audiência é muito consistente, e o buzz que ele gera é no nível de 96% de tudo o que se discute. Esse Big Brother é superdebatido nas redes sociais", afirma, referindo-se principalmente ao X e ao TikTok. "O nível de interação é o mesmo de outras temporadas."
Segundo a Globo, BBB 25 foi visto até a semana passada por 127 milhões de brasileiros que sintonizaram a emissora ou o Multishow por pelo menos um minuto. Cerca de 80% dos lares foram alcançados em 93 dias de programa. O reality impulsionou o Globoplay, que teve o melhor primeiro trimestre de sua história, com um aumento de 13% de usuários em relação a 2024.
A Globo reclama, contudo, que a audiência de Big Brother Brasil (e de quase todos os seus programas) é bem maior do que a Kantar Ibope aponta. A medição de audiência não abrange o consumo de vídeo no TikTok, por exemplo, onde se pode acompanhar o programa em cortes específicos por participantes.
As 41 horas que o BBB ocupou de trending topics no X e as mais de 1 bilhão de visualizações de seus vídeos apenas nas redes oficiais da Globo também não se traduzem em pontos na defasada medição da Kantar Ibope. E isso compromete comparações com os pontos de quando a TV aberta praticamente reinava sozinha.
Amauri Soares reconhece que a audiência de BBB 25 foi afetada pela de Mania de Você, que cravou a pior média de uma novela das nove na Grande São Paulo. "Claro que, em algumas praças, o Big Brother recebia de Mania de Você com uma audiência menor. E televisão aberta é entrega, é construção de grade, então isso afetou [o BBB]", diz.
"Mas a performance desta temporada é muito consistente, do ponto de vista de audiência, de engajamento, comercial, do ponto de vista de propor assuntos e conversas. A gente teve uma mãe e um filho famoso, ator, que entraram juntos; o filho saiu e a mãe ficou. A gente viu a relação de genro com sogra. Enfim, [BBB 25] trouxe novos assuntos, e a gente está muito satisfeito com o resultado", complementa Soares.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas