LUTO
REPRODUÇÃO/RTVE
Marisa Paredes no Late Xou da RTVE; atriz icônica do cinema espanhol morreu nesta terça (17)
A atriz Marisa Paredes morreu nesta terça (17) aos 78 anos. A morte foi confirmada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha nas redes sociais, mas a causa não foi divulgada. Conhecida como a musa do cineasta Pedro Almodóvar, ela tem mais de 75 filmes no currículo e fez história em longas do diretor.
"O cinema espanhol fica sem uma de suas atrizes mais icônicas, Marisa Paredes, que deixa para trás uma longa carreira na qual o público pôde vê-la em mais de 75 ocasiões na tela grande", declarou a Academia no X.
"Nos seus mais de 60 anos de carreira, foi condecorada, entre outros, com o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1996 e a Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes em 2007. Descanse em paz", publicou o Ministério da Cultura Espanhola.
Nascida em Madrid em 1946, Marisa começou a ser projetada para o mundo e ganhou fama internacional após trabalhar com Almodóvar pela primeira vez no filme Maus Hábitos (1983).
Desde então, ela se tornou a principal musa do cineasta em suas peças autorais, e fez parte de vários filmes da carreira do premiado diretor cinematográfico. Entre eles, estão A Pele que Habito (2011) e Tudo Sobre a Minha Mãe (1999).
Ela também fez parte do premiado A Vida É Bela (1997), e foi condecorada algumas vezes com prêmios que demonstravam seu pioneirismo e talento no cinema.
Marisa ganhou o Prêmio de Cinema Nacional espanhol pelo Ministério da Cultura e presidiu a Academia de Cinema de Espanha entre 2000 e 2003. Em 2018, recebeu o Goya de Honra, uma espécie de Oscar honorário da Espanha.
A atriz ainda tinha diversos projetos programados na agenda, entre eles o filme Emergency Exit, que tem previsão para ser lançado em 2025.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas