EQUIVOCADA
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Joselma Silva foi criticada por fala de cunho racista no BBB 25 após Diogo Almeida mudar visual
A aposentada Joselma Silva foi acusada de racismo depois de uma fala equivocada no BBB 25. Após ver que Diogo Almeida havia feito a barba, ela disse que o ator estava mais bonito, pois antes tinha "cara de vilão". A sogra de Guilherme Albuquerque também sugeriu que o galã tirasse os dreads do cabelo.
"A cara de vilão, aquela barbona e esse dread. Acho que tem que tirar o dread", disparou a sister na sala da casa, enquanto todos os brothers estavam no ambiente. Diogo apenas sorriu e não deu muita corda para a conversa, mas internautas apontaram racismo no comentário dela e colocaram o termo "dona Delma" nos trending topics do X nesta sexta-feira (7).
Até a equipe do ator precisou se pronunciar na rede social sobre o assunto. "Diogo é um homem muito consciente de suas raizes e ancestralidade. Além de ficar lindo de dread e barba, esses são símbolos importantes na sua história", escreveram os administradores de seus perfis.
"Sabemos que não foi a intenção de Joselma reproduzir o discurso do racismo que vemos todos os dias nesse país. Mas, infelizmente, ela também é vítima desse tipo de percepção que já tá enraizada na nossa sociedade."
"Continuaremos resistindo com nossos símbolos, dreads e postura erguida, dialogando para que esse tipo de associação de símbolos e adereços com 'maldade e sujeira' nunca mais sejam reproduzidos", finalizaram.
De maneira geral, o público desaprovou a fala da aposentada, mas apontou que sua realidade poderia ter influenciado no posicionamento equivocado. "A dona Delma cometeu racismo estrutural? Sim. Mas eu não vou cancelar Delma como eu cancelei merecidamente a Wanessa Camargo. Dona Delma é uma senhora de 54 anos, pobre, periférica, possivelmente nunca ouviu falar em letramento racial, não acho justo cancelar", opinou Carlos Freitas.
"O ponto desnecessário são os dreads --teve reprodução de racismo. Agora, vale pontuar que dona Delma é uma senhora, sem instrução e preta. Nesse cenário, falta instrução. Contexto do jogo: sim, ela sacou a 'limpeza de imagem' com a retirada da barba e deixou claro pra ele que entendeu o movimento", observou Samanta Braga.
"Infelizmente, a fala de dona Delma mostra o racismo estrutural na sociedade. Ela realmente não tem ideia da fala dela. Porém, é muito triste...", lamentou Sarah Silveira. "Fala infeliz. Reflexo de uma sociedade preconceituosa... Mas isso não torna dona Delma racista, muito menos a nova Wanessa Camargo. Espero que quando ela saia, alguém a oriente a nunca mais repetir e tenho certeza que ela entenderá", escreveu o perfil identificado como Genra.
"As malucas da torcida do Diogo querendo colocar a narrativa de racismo na dona Delma. Uma mulher preta, periférica, sem estudo e nordestina. E elas estão fazendo isso com o intuito de que comprem essa narrativa para cancelar a dona Delma. Ano passado o Luigi chamou a Leidy de 'macaca' e, mesmo que a fala pudesse ter um teor a ser combatido, por ele ser um homem preto não configurava em si racismo", discursou Fefeh, que continuou:
"E engraçado que essa pauta está sendo levantada por mulheres que passam o dia inteiro praticando misoginia. Racismo é sobre dominação e poder, logo o negro não tem como ser racista. O negro é, no limite, reprodutor da ideologia racista, por ter sido socializado neste país extremamente racista e ter internalizado o ideário racista com seus estereótipos e perseguir o mundo ideal imposto pela branquitude".
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas