Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Parada dos sucessos

The Voice Brasil estoura cota de músicas internacionais

Divulgação/TV Globo/Cynthaa Salles

Sam Alves e Marcela Bueno cantam Thousand Years; a música permanece entre as mais baixadas do iTunes - Divulgação/TV Globo/Cynthaa Salles

Sam Alves e Marcela Bueno cantam Thousand Years; a música permanece entre as mais baixadas do iTunes

GILVAN MARQUES e DANIEL CASTRO

Publicado em 22/11/2013 - 15h13
Atualizado em 22/11/2013 - 17h45

A edição de ontem (21) do reality show The Voice Brasil estourou a cota de músicas internacionais estabelecida pelo próprio programa. O Notícias da TV apurou que existe uma meta interna para que as canções internacionais não ultrapassem 35% do total. Ontem, foram quatro músicas em português e quatro em inglês.

O reality show busca audiência (é a segunda maior da Globo, só atrás de Amor à Vida) com um equilíbrio entre músicas brasileiras e estrangeiras. Assim, consegue ter uma "cara" pop, que o diferencia dos demais programas do gênero, e atrai jovens. Se tivesse mais MPB, The Voice Brasil não seria tão "antenado" com as paradas e tendências musicais.

Além disso, a opção por músicas em inglês é mercadológica. Dos dez singles mais vendidos no iTunes brasileiro, sete são de The Voice. Dessas, apenas uma é cantada em português. 

No programa de quinta-feira, foram entoadas em inglês Eleanor Rigby, dos Beatles, One/Isn't She Lovely, de Stevie Wonder, Girl on Fire, de Alicia Keys, e Titanium, de David Guetta.

A opção pelas músicas em inglês, no entanto, gera críticas. Uma ala acredita que a cultura brasileira deveria ter mais espaço e ser mais valorizada.

Intelectuais que acompanham o programa utilizam as redes sociais para criticar a preferência. "Eles [os jurados] gostam de quem canta em inglês. Saco", disse a jornalista Flávia Oliveira, recebendo o apoio do também jornalista Artur Xexéo, ambos de O Globo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.