Game show

Os Incríveis, do Nat Geo, mistura competição e conhecimento

Gustavo de Gaspari/Nat Geo
Participante tenta resolver cubos mágicos em desafio do game show Os Incríveis, apresentado por Cazé
Por PAULO PACHECO, em 03/11/2013 · Atualizado às 07h40

Competidores com habilidades sobre-humanas disputam um prêmio em dinheiro. Esse poderia ser o enredo de um programa do Silvio Santos, mas é o roteiro de Os Incríveis, versão brasileira de The Brain, o primeiro game show do canal pago Nat Geo, que estreia no dia 11 de novembro, às 22h30.

Em cada episódio, quatro pessoas comuns, mas com talentos específicos, testam suas habilidades em provas com três níveis de dificuldade. Quem conseguir cumprir as provas passa pela avaliação da plateia, que vota em um aparelho eletrônico e escolhe qual competidor levará R$ 10 mil e irá para a grande final. Os cinco finalistas são novamente desafiados no último programa, e o vencedor fica com o prêmio de R$ 100 mil.

A Fox, distribuidora do Nat Geo, e a produtora Endemol, dona do formato, receberam 250 inscrições. Após serem entrevistados e comprovarem suas habilidades, 20 pessoas foram selecionadas para a primeira temporada do programa. Os seis episódios de Os Incríveis, incluindo a final, foram gravados em quatro dias nos estúdios da produtora Casablanca, em São Paulo.

O Notícias da TV acompanhou a gravação do quarto programa, em que uma jovem expert em fazer cálculos em poucos segundos era desafiada a somar 50 números em sequência. Em seguida, uma mulher com o paladar aguçado teve de reconhecer, com os olhos vendados, todos os gostos de uma mistura de sete ingredientes.

O diferencial do game show do Nat Geo é a presença do neurocientista Fernando Gomes, que explica o funcionamento do cérebro em uma atividade complexa. “Buscamos uma síntese entre entretenimento e conhecimento e chegamos a Os Incríveis, inclusive com o neurocientista que agrega informações sobe como os participantes conseguem resolver as provas”, diz Marcello Braga, diretor de conteúdo dos canais Fox.

Todas as provas e informações são auditadas e checadas pela dona do formato. “A Endemol torna as provas mais lúdicas. Os Incríveis é um formato universal sem ser popularesco, com um apelo mais amplo, sempre mantendo o padrão editorial do Nat Geo”, explica Braga.

O neurocientista Fernando Gomes (último à direita) explica o funcionamento do cérebro para o apresentador Cazé Peçanha e os convidados Maurício Lima, Patrícia Maldonado e Márcio Ballas

Apresentador e convidados

Para apresentar Os Incríveis, a Fox convidou Cazé Peçanha, ex-MTV e atualmente na Band. “O Cazé tem um humor sério, tudo a ver com o Nat Geo. A escolha foi muito acertada, compatível com a proposta do canal”, comemora Marcello Braga.

Cazé já apresenta no Nat Geo o programa Noites Mentais, mas não comandava um programa de auditório desde o Quinta Categoria, na MTV, em 2008. Os Incríveis, segundo ele, é diferente de todos os programas que já apresentou.

“É um programa que exige uma descontração, um lado mais bem-humorado com os convidados e na primeira entrevista com os participantes, e, durante as provas, uma situação de extrema tensão, concentração e foco extremo dos convidados”, declara Cazé.

Participam do game show três personalidades de diferentes áreas. Na primeira temporada, foram convidados o humorista Márcio Ballas, o ex-jogador de vôlei Maurício Lima e a jornalista Patrícia Maldonado.

“Nosso papel é fazer o lado do público que está assistindo, porque os participantes vêm com habilidades excepcionais. Cabe a nós fazer perguntas que um ser humano ‘normal’ faria”, explica o humorista Márcio Ballas.

Na opinião do ex-atleta Maurício Lima, a escolha dos convidados foi acertada. “Dentro desse elenco de jurados, uma jornalista, um humorista e um esportista, as curiosidades são diferentes. Isso engrandece cada vez mais o programa e o público”, declara o ex-jogador.

Liberada pela Band assim como Cazé, Patrícia Maldonado considerou “irrecusável” o convite para participar do game show. “Achei interessante, não só como jornalista, mas como ser humano. É muito legal conhecer pessoas que têm esse poder e ver que a mente humana pode, com treino, fazer coisas malucas”, afirma a jornalista.


Programa: Os Incríveis – O Grande Desafio

Quando: Segundas, 22h30. Estreia dia 11

Onde: Nat Geo


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Compartilhe:

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links.

Novo jornal

A equipe do novo telejornal matinal da Globo, ainda sem nome, trabalha para estreá-lo em 1° de dezembro. Afiliadas da rede, como a TV Mirante, do Maranhão, já anunciam mudanças na grade nessa data para a estreia do programa, às 5h da manhã. A Globo, no entanto, ainda não cravou a estreia. Isso vai depender de pilotos com a apresentadora Monalisa Perrone, em novembro.