Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Documentário

Canal Discovery entra em mina subterrânea atrás de ouro

Divulgação/Discovery

Garimpeiro entra em piscina de lama atrás de ouro no documentário A Nova Corrida do Ouro, do Discovery - Divulgação/Discovery

Garimpeiro entra em piscina de lama atrás de ouro no documentário A Nova Corrida do Ouro, do Discovery

PAULO PACHECO

Publicado em 29/11/2013 - 18h08
Atualizado em 30/11/2013 - 5h40

O canal pago Discovery mostrará o trabalho de mineradores no especial A Nova Corrida do Ouro, que será exibido neste sábado (30), às 20h50.

Produzido em parceria com a Mixer, o documentário tem como pano de fundo o atual mercado do ouro na América do Sul. Durante um mês, o diretor Daniel Billio e sua equipe visitaram garimpos clandestinos na Colômbia e na Amazônia peruana.

"No Peru, fomos a uma área onde jornalistas não são bem recebidos. Entramos escondidos na floresta, porque a polícia não podia saber que estávamos indo mostrar uma atividade ilegal. Mas não teve nenhum momento de tensão", revela o diretor Daniel Billio.

O grupo também visitou Serra Pelada, no Pará, um dos maiores polos de retirada de ouro na década de 1980. A região, que concentrou mais de 80 mil pessoas no auge da extração, se transformou em uma mina moderna financiada por uma empresa canadense, que construiu um túnel subterrâneo embaixo do buraco feito pelos garimpeiros 30 anos atrás. "Algumas pessoas brincam que agora vão começar a achar ouro de verdade", afirma Billio.

Após a crise econômica de 2008, o ouro se valorizou no mercado, o que estimulou garimpeiros a iniciarem uma corrida atrás do metal. O documentário expõe o contraste entre a riqueza da mineração e a pobreza em torno das áreas de extração.

No Peru, o garimpo passou a ser a única atividade rentável para os habitantes da região de La Pampa. O dinheiro da mineração é obtido às custas da devastação de outra riqueza natural, a Amazônia.

"A destruição da floresta é assustadora, a imagem é muito forte. É uma área que está sendo explorada há muito tempo, e um pedaço da floresta virou um deserto", lamenta Billio.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

TV Paga

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.