Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fox News

Apresentadora é demitida após recusar investidas sexuais de presidente de canal

Reprodução/Fox News

A apresentadora Gretchen Carlson em programa do canal Fox News, no mês passado - Reprodução/Fox News

A apresentadora Gretchen Carlson em programa do canal Fox News, no mês passado

REDAÇÃO

Publicado em 6/7/2016 - 15h48
Atualizado em 7/7/2016 - 13h00

Uma das apresentadoras mais famosas da Fox News, a jornalista Gretchen Carlson afirma que foi demitida há duas semanas após ter recusado investidas sexuais de Roger Ailes, presidente do canal norte-americano. Ela fez a revelação em um processo que move contra Ailes por abuso sexual. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6). Ailes argumenta que as acusações são falsas. A Fox News informou que criará uma comissão interna para rever a denúncia de Gretchen.

No documento, Gretchen relata em oito páginas como aconteceu sua demissão. A jornalista diz que teve uma conversa com Ailes, em setembro de 2015, quando reclamou das atitudes dele, que já considerava impróprias para o ambiente de trabalho. Na ocasião, ele teria dito a ela: "Eu acho que eu e você deveríamos ter tido uma relação sexual há muito tempo. Você ficaria melhor e eu também". Gretchen conta que recusou a proposta, o que lhe teria gerado sabotagens e culminado com a demissão, em 23 de junho.

O executivo Roger Ailes, presidente do canal Fox News

A jornalista se manifestou em sua página no Facebook nesta quarta, confirmando a demissão da Fox News. Declarou que "lutou pelo empoderamento feminino durante toda a carreira" e que "precisava se posicionar e falar a favor de todas as mulheres [que sofrem abuso] no trabalho".

A advogada da apresentadora, Nancy Erika Smith, reiterou em comunicado que "evidências comprovarão que Gretchen foi demitida por se posicionar contra comportamentos degradantes e discriminatórios dentro e fora dos estúdios".

Eleita Miss America em 1989, Gretchen começou a carreira no jornalismo em 2000, na rede CBS. Ela estava na Fox News, canal de notícias líder de audiência nos Estados Unidos, desde 2005. Gretchen ficou famosa ao apresentar o programa matinal Fox & Friends, até que ganhou uma atração só sua, o vespertino The Real Story with Gretchen Carlson, em 2013.

Outro lado

Em nota oficial, a Fox News disse que "leva esses assuntos a sério" e que irá rever a acusação de Gretchen: "Nós vamos iniciar uma investigação interna sobre o caso". Já Ailes foi categórico ao negar as acusações. "Esse processo é uma retaliação contra a decisão da Fox News de não renovar o contrato dela, ação tomada porque a programação vespertina do canal estava sendo afetada pelos números decepcionantes de audiência do seu programa". 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.