Eduardo Grillo

Apresentador que fundou GloboNews há 19 anos é demitido ao voltar de férias

Reprodução/GloboNews

Eduardo Grillo no Jornal das Dez de 2 de setembro, pouco antes de sair de férias - Reprodução/GloboNews

Eduardo Grillo no Jornal das Dez de 2 de setembro, pouco antes de sair de férias

DANIEL CASTRO - Publicado em 08/10/2015, às 05h12

No ar desde o primeiro minuto da GloboNews, em 15 de outubro de 1996, o jornalista Eduardo Grillo foi dispensado na última terça-feira (6) pelo canal de notícias da Globo, ao retornar de férias. Há um ano, Grillo assumiu a vaga de Mariana Godoy no Jornal das Dez, principal telejornal do canal, que passa por crise de audiência. Ao lado de Renata Vasconcellos, o jornalista foi a primeira voz da GloboNews (veja vídeo abaixo).

Grillo vai cumprir contrato até o final do ano, mas não volta mais ao ar. Ele já está sendo substituído por Dony de Nuccio, ex-apresentador do Conta Corrente, que o cobriu em suas férias desde o início de setembro.

Em e-mail distribuído à Redação no início da noite de ontem (7), Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, disse que Grillo está deixando o canal "por razões pessoais". Grillo, por sua vez, se despediu dos colegas relatando que, "em conversa com o sempre gentil Ali Kamel, ficou decidido que este seria o momento certo de dedicar mais tempo aos negócios da família" e "também ao paradesporto".

Nos bastidores da GloboNews, no entanto, circula a versão de que Grillo foi vítima de disputas internas e da crise de audiência pela qual passa o Jornal das Dez, afinal não é normal na Globo um apresentador deixar a bancada de um telejornal com apenas um ano na função, porque isso não cria identidade com o público.

O Jornal das Dez deixou nos últimos meses de ser a maior audiência do canal. Perdeu posições no Ibope para o Jornal da GloboNews das 18h, apresentado por Leilane Neubarth, e para o Em Pauta, que passaram a merecer maior atenção da direção do canal.

No e-mail em que formalizou a saída de Eduardo Grillo, Ali Kamel não economizou nos elogios. Disse que o jornalista "é um profissional completo", que "sabe dar o tom certo à notícia, sabe buscá-la, sabe contá-la com precisão, é capaz de ficar horas no ar em cima do fato, ligando as diversas pontas de um acontecimento e, coisa rara, traduzindo línguas estrangeiras como um expert em tradução simultânea".

Procurado pelo Notícias da TV, Grillo fugiu de polêmicas. Disse apenas que seu desligamento da GloboNews "foi muito tranquilo" e que o contrato "não foi rompido, mas nem por isso teria que apresentar outro programa nestes meses que faltam". Ele credita o acerto a "um pacote de boas relações que ambos os lados sempre tiveram".

Globo nega demissão

Em nota oficial, a Globo nega que Grillo tenha sido demitido (mas ele não terá seu contrato renovado e já foi afastado das funções). "Eduardo Grillo não foi demitido, pediu para se desligar da GloboNews por razões pessoais. Depois de 19 anos dedicados ao canal, decidiu se dedicar aos negócios da família e ao projeto de paradesporto, causa que abraça há mais de 30 anos. Jornalista completo e competente, Grillo participou da fundação da GloboNews e ajudou a construir a história e a reputação da emissora que hoje é o principal canal de notícias da TV por assinatura da televisão brasileira".  

Veja o vídeo em que Grillo e Renata Vasconcellos, hoje no Jornal Nacional, colocaram a GloboNews no ar em 1996:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga

Ficha técnica: Baby Driver. EUA/Reino Unido, 2017, 112 min. Direção: Edgar Wright. Elenco: Ansel Elgort, Jon Bernthal, Jon Hamm, Eisa González, Lily James, Kevin Spacey. Disponível no Now.

Sinopse: Baby (Elgort) é um jovem com problemas auditivos que se revela um ás no volante _desde que esteja ouvindo a música correta. Sua habilidade atrai a atenção do criminoso Doc (Spacey), que o chama para ser seu motorista de fuga. Pronto para seguir em frente com sua vida, Baby aceita participar de um último roubo.

Por que assistir: Com a direção do inglês Edgar Wright (de Todo Mundo Quase Morto e Scott Pilgrim Contra o Mundo), Em Ritmo de Fuga respira cultura pop na trilha sonora e no visual. Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, Ansel Elgort consegue provar que tem talento para ser o novo astro de Hollywood, mesmo cercado de grandes nomes. O longa também foi nomeado a três Oscars: edição, mixagem de som e edição de som.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Novo The Voice

As cantoras Hailee Steinfeld e Kelly Clarkson estão na 14ª temporada do The Voice - Divulgação/Sony A partir do dia 28, o canal Sony transmitirá a 14ª temporada do The Voice, em sua versão norte-americana. Os episódios inéditos contam com uma nova técnica: a cantora Kelly Clarkson. Vencedora primeira temporada do ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook