Tamanho é documento
Divulgação
Consumidor escolhe TVs de tela plana expostas em loja; vendas devem ficar estagnadas no final de 2013
EDUARDO BONJOCH
Publicado em 19/11/2013 - 18h49
Atualizado em 20/11/2013 - 16h46
A venda de televisores neste final de ano deve acompanhar o ritmo de 2012. Segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), deverão ser vendidos cerca de 14,5 milhões de aparelhos, 200 mil a mais do que no ano passado.
Apesar do crescimento tímido, Lourival Kiçula, presidente da Eletros, afirma que será um ano de avanço. “Embora os números sejam parecidos com os do ano passado, sentimos um aumento da procura pelas telas maiores”, diz.
“Em 2012, as campeãs de venda eram as TVs de 32 polegadas. Agora, a maior procura é pelos modelos de 40 ou mais polegadas, de custo mais elevado e que aumentam a receita do setor", completa Kiçula.
Para ele, esta já é uma tendência que deve se fortalecer em 2014, quando as vendas de TVs crescem consideravelmente por conta da Copa do Mundo. As TVs de LED vão assumir a liderança na preferência do consumidor, com consequente queda das TVs de plasma e de tubo.
Por incrível que pareça, ainda se vende televisor de tubo. Até setembro, foram comercializados quase 900 mil unidades (contra 1,2 milhão em 2012), segundo a Eletros.
Fabricantes preparam ações especiais para a Copa
O clima também é de otimismo entre os fabricantes, que já estão considerando este final de ano como um ensaio para a Copa de 2014. “Já fechamos os pedidos do varejo para o Natal e a Copa do Mundo e, só neste último trimestre de 2013, registramos um crescimento em quantidade de 13% em relação ao mesmo período de 2012”, diz Fernanda Summa, gerente de marketing de Home Entertainment da LG. Por enquanto, a empresa não precisou aumentar os turnos de trabalho para atender aos pedidos.
A grande aposta do fabricante são as telas grandes, acima de 46 polegadas, cuja venda vem ganhando estímulo especial com a chegada da Copa, evento que costuma reunir mais pessoas nas salas dos brasileiros, entre familiares e amigos. Segundo Fernanda Summa, cerca de 60% do portfólio de TVs da LG em 2013 já segue essa tendência. “Em 2012, as TVs de tela grande representavam 16% das vendas e, em 2013, estima-se um crescimento de participação para 25% do total faturado no mercado”, afirma.
A Sony também vem seguindo o mesmo caminho e iniciou até uma promoção para os consumidores que adquirirem uma TV 4K de 55” ou 65” até o Natal. “O mercado de TVs deve crescer 50% até o início da Copa em 2014 e, por isso, resolvemos presentear os consumidores desses modelos mais sofisticados (que custam R$ 12.999 e R$ 22.999, respectivamente) com ingressos dos jogos”, comenta Luciano Bottura, gerente de Comunicação e Marketing da Sony Brasil, empresa que patrocina o evento.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.