Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Politicamente incorreto

Novas comédias americanas fazem sucesso com piadas racistas

Fotos: Reprodução/ABC

Os atores Hudson Yang e Albert Tsai em Fresh off the Boat; amizade criada por eles serem asiáticos - Fotos: Reprodução/ABC

Os atores Hudson Yang e Albert Tsai em Fresh off the Boat; amizade criada por eles serem asiáticos

JOÃO DA PAZ

Publicado em 22/3/2015 - 13h53

As duas principais novas comédias da TV norte-americana estão fazendo sucesso com piadas racistas. Graças a ironias sobre a cultura negra, Blackish é a série cômica estreante de maior audiência na temporada 2014/2015. Já os chineses são os alvos do humor politicamente incorreto de Fresh off the Boat. A produção traz sátiras ao modo de vida e costumes dos orientais. Ambas exibidas pela rede ABC, ainda não têm previsão de estreia no Brasil.

Baseada na vida de Eddie Huang, chefe de restaurante que escreveu a biografia Fresh off the Boat: A Memoir (2013), a série homônima registra média de 6,3 milhões de telespectadores por episódio. A comédia segue a mesma linha de Todo Mundo Odeia o Chris, com o narrador contando situações da infância. O cenário é Orlando, na Flórida (EUA), no começo da década de 1990, quando a família de Eddie (Hudson Yang) chegou à cidade.

Repleta de tiradas racialmente preconceituosas, a produção mostra como uma família chinesa sofre para se adaptar ao território norte-americana. No episódio exibido no último dia 11, o diretor Hunter (David Goldman), da escola na qual Eddie estuda, o chama para uma conversa. Ele quer apresentá-lo um garoto que "tem interesses e experiências comuns". Eddie não hesita e pergunta: "Ele é chinês, certo?". O diretor, sem graça, desconversa, porque o novo aluno é asiático. Hunter até cria um grupo especial para os dois se conhecerem melhor, chamado de Clube do Pacífico. Como o narrador da série diz, "isso é um pouco racista". 

 Os atores Julian de la Celle e Yara Shaidi interpretam casal de namorados em Blackish

Namoro inter-racial

Uma família de negros, com um patriarca gênio da publicidade, é o núcleo principal de Blackish, série que tem conquistado 7,5 milhões de telespectadores por episódio. Rodeado de brancos em um bairro de classe média alta, Andre Johnson (Anthony Anderson) tenta ensinar aos filhos comportamentos característicos dos afro-americanos. Entretanto, os filhos mais velhos não se adaptam bem a essa ideia.

Logo no primeiro episódio, Andre Junior (Marcus Scribner) quer festejar o aniversário de 13 anos como um Bar Mitzvah (celebração judaica que dá início a maioridade moral e religiosa de um jovem). O pai fica indignado com o pedido e tenta mudar a vontade do filho oferecendo a ele um Hip-Hop Bro Mitzvah, festividade inspirada na arte das ruas.

A filha Zoey (Yara Shahidi), de 15 anos, é vidrada nas redes sociais e vive conectada. Assim, se isola da cultura black. Mas o que deixa o patriarca da família mais frustrado é quando ela aparece com um namorado branco e francês, Andre du Maurier (Julian de la Celle). O pai faz de tudo para convencê-la a largar o garoto, criticando a todo momento o comportamento “não negro” do rapaz.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Racismo

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.