Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Jeffrey Wright

Ator de Westworld critica ausência de negros em Friends: 'Viés político'

Reprodução/Hollywood Reporter

O ator Jeffrey Wright, o Arnold de Westworld, em entrevista para a revista Hollywood Reporter - Reprodução/Hollywood Reporter

O ator Jeffrey Wright, o Arnold de Westworld, em entrevista para a revista Hollywood Reporter

REDAÇÃO

Publicado em 1/6/2017 - 19h57

A ausência de personagens negros em Friends (1994-2004) foi assunto de uma mesa-redonda com seis atores do momento da TV norte-americana, promovida pela revista The Hollywood Reporter. Jeffrey Wright, o Arnold de Westworld, criticou o excesso de pessoas brancas e a ausência de negros em uma das mais populares séries da história.

"Quando Friends mostra uma Nova York sem pessoas de cor, há um viés político por trás disso", falou Wright. "Isso leva a um entendimento, no meio das comunidades homogêneas dos Estados Unidos, de que..."

"É assim que as coisas são [na realidade]", interrompeu o também ator Sterling K. Brown (de American Crime Story e This Is Us), que participava da conversa.

"Exatamente", continuou Wright. "Valida o próprio isolamento deles e conduz a uma visão errada da complexidade de quem somos."

Durante dez anos, os personagens negros foram meros figurantes em Friends: bombeiro, colega de trabalho, chefe, garçom. Eles entravam e saíam de cena rapidamente. Só no final da nona temporada é que a série apresentou uma pessoa negra como personagem recorrente.

divulgação/nbc

A atriz Aisha Tyler intarage com David Schwimmer em episódio da nona temporada de Friends

A atriz Aisha Tyler entrou na história como a professora de paleontologia Charlie Wheeler, interesse romântico de Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) e Ross Geller (David Schwimmer). Ela participou de nove episódios.

Vale ressaltar que Westworld também não é lá tão aberta a negros, embora tenha mais representatividade do que Friends. No universo da série, cheia de humanos e robôs, há apenas dois atores negros no elenco principal: Thandie Newton (a cafetina Maeve Millay) e Wright.

Jeffrey Wright e Sterling K. Brown dividiram a mesa-redonda da Hollywood Reporter com Billy Bob Thornton (de Goliath), John Lithgow (The Crown), Riz Ahmed (The Night Of) e Ewan McGregor (Fargo).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.