Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bastidores da Globo

Repórter novata fura fila do Jornal Nacional e gera ciumeira na Globo

Reprodução/TV Globo

A repórter Patricia Falcoski em reportagem sobre uso de telefone celular no Jornal Nacional de sábado - Reprodução/TV Globo

A repórter Patricia Falcoski em reportagem sobre uso de telefone celular no Jornal Nacional de sábado

DANIEL CASTRO

Publicado em 22/6/2015 - 17h50
Atualizado em 23/6/2015 - 6h04

Recém-promovida a repórter do Jornal Nacional, Patricia Falcoski está sendo alvo de ciumeira na Globo. Ela atua no Jornalismo de São Paulo há pouco mais de três anos, tempo considerado curto demais para ser alçada ao principal telejornal da casa. Por ser bonita, a jornalista tem sido questionada nos bastidores por sua ascensão meteórica. Mas Patricia furou a fila do JN, deixando muita gente para trás, porque apresenta um perfil valorizado pela nova fase do noticioso: consegue ser "global" e ao mesmo tempo informal, produzindo vídeos que quebram o velho padrão "repórter parado com microfone na mão".

No último sábado, por exemplo, ela se filmou no próprio celular para ilustrar uma reportagem sobre o uma pesquisa que mostra que o brasileiro usa o smartphone cada vez mais para teclar e cada vez menos para falar. Com uma edição mais arrojada, a reportagem transformou em algo atraente o que poderia ser potencialmente chato e burocrático. Poucos dias antes, a repórter chamou a atenção ao protagonizar um videoteipe com várias passagens (quando o repórter aparece no vídeo).

Desde abril, quando inaugurou novo cenário que permite que os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos conversem com correspondentes e repórteres, o Jornal Nacional vem perseguindo uma informalidade que o deixe mais conversado, mas sem que isso descaracterize o padrão de jornalismo da emissora.

Antes de Patricia Falcoski, um outro repórter de São Paulo foi promovido ao JN justamente por apresentar essas características: Phelipe Siani, o "clone" de William Bonner. Siani entrou na Globo em 2005, como estagiário, e foi dispensado justamente por ser "moderno" demais. Voltou depois de passagem pelo SBT. Em abril, passou para o time do JN.

Patricia passou pela TV Tem de Itapetininga e de Bauru, no interior de São Paulo, antes de trabalhar nos telejornais locais da capital paulista. Em junho de 2012, ela demonstrou jogo de cintura ao conseguir fazer uma entrada ao vivo enquanto um homem protestava contra a Globo no terminal rodoviário do Tietê.

Procurada, a Globo não se manifestou sobre o assunto até a conclusão deste texto.

Falcoski faz reportagem com o próprio celular: JN se esforça para se desengessar na edição


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.