Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok
Mateus Solano caracterizado como Guilherme na novela Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Mateus Solano

Mateus Solano Schenker Carneiro da Cunha é um ator brasileiro conhecido pelos papéis nas novelas Viver a Vida (2009), Morde & Assopra (2011), Gabriela (2012), Liberdade, Liberdade (2016), Pega Pega (2017) e Quanto Mais Vida, Melhor! (2021).

O artista é muito lembrado pelo personagem Félix de Amor à Vida (2013), trama escrita por Walcyr Carrasco. Ao lado de Thiago Fragoso, fez história ao protagonizar o primeiro beijo entre homens das novelas brasileiras em pleno horário nobre.

Onde Mateus Solano nasceu?

O ator nasceu em 20 de março de 1981, em Brasília (DF), porque seu pai, João Solano Carneiro da Cunha, era diplomata. No entanto, logo mudou-se para o Rio de Janeiro com a mãe, a psicóloga Miriam Schenker. Na juventude, morou em Washington D.C., nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal.

Quem é Mateus Solano?

Formado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Solano iniciou a carreira no teatro O Tablado, escola de improviso na capital fluminense.

O ator começou no teatro profissional aos 20 anos, na peça O Homem que Era Sábado (2001). A estreia na TV ocorreu em 2003, quando viveu Stuart Angel Jones no programa Linha Direta (1999-2007) sobre a estilista Zuzu Angel (1921-1976).

Durante os primeiros anos de carreira, Mateus Solano fez algumas participações em programas da Globo até conquistar um papel em JK (2006), minissérie da emissora. Ele viveu Júlio Soares, cunhado do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). O primeiro papel de protagonista na TV veio em Mateus, o Balconista (2008-2010), exibido na Oi TV Móvel, no Canal Brasil e na Play TV.

Mateus Solano ficou mais conhecido pelo público quando interpretou Ronaldo Bôscoli na minissérie Maysa: Quando Fala o Coração (2009). Pela atuação, recebeu o Prêmio Arte Qualidade Brasil como melhor ator coadjuvante da categoria.

"Esse personagem me ensinou muito a fazer televisão, como é o dia a dia, para eu me preparar e depois pegar os gêmeos. Foi sinistro", revelou ao Gshow, em 2015. Ele se referia ao primeiro papel fixo em novela, quando interpretou os gêmeos Miguel e Jorge em Viver a Vida (2009), de Manoel Carlos.

A atuação dupla de Mateus Solano rendeu quatro prêmios: melhor ator de novela no Prêmio Contigo! de TV, ator favorito nos Meus Prêmios Nick, melhor ator em Veja Rio - Os Cariocas do Ano e revelação do ano no Troféu Imprensa.

Fez aos 30 anos Morde & Assopra (2011), de Walcyr Carrasco, produção na qual viveu o cientista Ícaro, par romântico de Naomi (Flávia Alessandra). No ano seguinte, interpretou Mundinho Falcão na minissérie Gabriela (2012), do mesmo autor.

Mateus Solano como Félix

Logo depois, o artista deu vida ao icônico Félix em Amor à Vida (2013), também de Walcyr Carrasco. O vilão marcou a TV brasileira ao protagonizar o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo. O momento foi vivido por Félix e Niko (Thiago Fragoso).

Só pelo personagem, o intérprete recebeu nove prêmios, incluindo o Troféu Imprensa e o Prêmio APCA de melhor ator. Conhecido como "bicha má", o personagem também eternizou alguns bordões.

No entanto, Solano acredita que seu personagem mais icônico envelheceu mal e seria cancelado atualmente. "Era muito afetado. Mais afetado do que poderia ser um diretor de hospital. Hoje, não seria bem visto", avaliou o artista em entrevista ao jornal Extra.

Ainda assim, os trejeitos do vilão faziam sentido com a história que estava sendo construída. O ator declarou que eram uma forma de "brincar com os preconceitos das pessoas". "Até os mais conservadores, mais homofóbicos, olhavam para mim, davam uma risada e diziam: 'Pô, você tem que dar um beijo naquele cara!'. Foi muito especial essa unanimidade. Com Félix, eu consegui cumprir um dos objetivos do artista: fazer com que o público reveja seus preconceitos", ressaltou ele.

Outros trabalhos

Voltou para as novelas como Rubião em Liberdade, Liberdade (2016). O vilão da novela das onze da Globo traiu Tiradentes (Thiago Lacerda) e chamou a atenção ao surgir completamente nu no primeiro capítulo da trama em sessão de tortura, o que o transformou em um homem cruel.

Solano fez ainda parte do elenco da segunda versão da Escolinha do Professor Raimundo (2015-2021). O ator foi responsável por interpretar Zé Bonitinho, personagem criado por Jorge Rodrigues Loredo (1925-2015).

Em Pega Pega (2017), o artista interpretou o protagonista Eric Ribeiro, par romântico de Luiza (Camila Queiroz). A novela foi um sucesso de audiência na primeira exibição, e, por isso, acabou escolhida para ser reprisada em 2021, durante a pandemia da Covid-19.

Pai de duas crianças, Mateus Solano apareceu ainda na série infantil Detetives do Prédio Azul como o bruxo Alejandro em 2021. O ator fez também uma participação no último capítulo de A Dona do Pedaço (2019) como Josiel.

Depois, o ator interpretou o cardiologista Guilherme Monteiro Bragança na novela Quanto Mais Vida, Melhor (2021). Na trama de Mauro Wilson, o médico morreu em um acidente de avião, encontrou a Morte (A Maia) e recebeu uma segunda chance para viver.

Mateus Solano em novelas

  • Paraíso Tropical (2007) - André Jaime
  • Pé na Jaca (2007) - Ari
  • Viver a Vida (2009) - Gêmeos Miguel e Jorge
  • Morde & Assopra (2011) - Ícaro
  • Gabriela (2012) - Raimundo Falcão
  • Amor à Vida (2013) - Félix
  • Liberdade, Liberdade (2016) - José Maria Loredano Rubião
  • Pega Pega (2017) - Eric
  • A Dona do Pedaço (2019) - Josiel
  • Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) - Guilherme
  • Elas por Elas (2023) - Jonas

Séries e minisséries

  • JK (2006) - Júlio Soares
  • Mateus, o Balconista (2008-2010) - Mateus Aguiar
  • Maysa: Quando Fala o Coração (2009) - Ronaldo Bôscoli
  • A Mulher Invisível (2011) - Frederico
  • As Brasileiras (2012) - Heitor
  • Escolinha do Professor Raimundo (2015-2021) - Zé Bonitinho
  • Detetives do Prédio Azul (2021) - Bruxo Alejandro Urze

Mateus Solano em filmes

Ao mesmo tempo em que começou a fazer pequenas participações na TV, em 2003, Solano entrava no cinema. Foi protagonista do curta-metragem O Primeiro Grito (2004). Depois, fez Linha de Passe (2008), de Walter Salles.

Seu primeiro prêmio de audiovisual foi com o filme Vida de Balconista (2009), pelo qual ganhou o troféu de melhor ator no Festival de Cinema de Maringá.

Depois, Mateus Solano fez Confia em Mim (2014), Em Nome da Lei (2016), Benzinho (2018) e B.O. (2019). Também atuou como dublador em Tito e os Pássaros (2019) e Bob Esponja: O Incrível Resgate (2020).

Apesar de gostar do cinema, ele estranha a diferença para a dinâmica de gravação das novelas. "Você fica um mês com aquelas pessoas no cafundó fazendo aquilo e beijo, tchau. Aí vai encontrar aquelas pessoas numa festa, sem a metade da intimidade que tinha há um ano", afirmou ao site da Globo.

Veja a lista de filmes do ator:

  • O Primeiro Grito (2004)
  • Linha de Passe (2008) - Marcelo
  • Maridos, Amantes e Pisantes (2008) - Amante
  • Alice (2008) - Sergio
  • Vida de Balconista (2009) - Mateus
  • A Novela das 8 (2011) - João Paulo
  • Confia em Mim (2014) - Caio
  • O Menino no Espelho (2014) - Domingos
  • Em Nome da Lei (2016) - Vitor
  • Talvez uma História de Amor (2018) - Virgílio
  • Benzinho (2018) - Paçoca
  • B.O. (2019) - Ele mesmo
  • Tito e os Pássaros (2019) - Voz de Alaor Souza
  • Cadeia Alimentar (2019) - Jorge
  • Bob Esponja: O Incrível Resgate (2020) - Voz do rei Poseidon

Qual o nome da mulher do Mateus Solano?

Solano está casado com Paula Braun desde 2008. O casal se conheceu durante as filmagens do curta-metragem Maridos, Amantes e Pisantes (2008). "Eu substituí o ator que faria o papel com a Paula, inclusive a conheci de lingerie. Fomos primeiro para a cama e depois nos conhecemos", revelou ao Tamanho Família (2016-2019), programa da Globo.

Filhos do Mateus Solano

O artista é pai de Flora, nascida em 18 de outubro de 2010, e Benjamin, que veio ao mundo em 1º de maio de 2015. Os dois são fruto do relacionamento com Paula Braun.

Redes sociais do Mateus Solano

O ator é bastante ativo nas redes sociais e compartilha sua vida pessoal e profissional. Veja os números dele, até abril de 2022.

Qual é a idade do Mateus Solano?

41 anos.

Qual é o signo do Mateus Solano?

Peixes.

Qual é a altura do Mateus Solano?

1,90 m.

Onde mora Mateus Solano?

No Rio de Janeiro.

Qual a religião de Mateus Solano?

O ator tem ascendência judaica asquenazi e frequenta a Congregação Judaica do Brasil (CJB), na Barra da Tijuca (RJ).

Apesar de ser judeu, Solano também estuda a filosofia hindu: "Eu tenho lido muito. O hinduísmo tem uma visão muito mais abrangente e que nos ajuda a ter muito menos medo da morte. A gente deixa de se perceber apenas enquanto corpo, que está aqui e acabou, mas como parte de um todo. Mesmo que eu não esteja aqui como corpo, estarei como outra coisa. Existem outros planos, e a gente precisa ir evoluindo através de milhares de reencarnações".

Que time torce Mateus Solano?

O ator torce para alguns times cariocas e tenta se manter imparcial. "Eu sou vascaíno doente, mas torço pelo Botafogo, simpatizo com o Fluminense e costumo dizer que sou Flamengo para não criar nenhuma inimizade", brincou em entrevista a Xuxa Meneghel.


Personagens


Galeria de fotos de Mateus Solano

Jonas (Mateus Solano) e Helena (Isabel Teixeira) no desfecho do sequestro de Elas por Elas
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; executivo finalmente será salvo de sequestro
Jonas (Mateus Solano) e Adriana (Thalita Carauta) reatarão na novela Elas por Elas
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; ele elaborará plano para se livrar de sequestro
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; ele será resgatado com vida de cativeiro
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; personagem terá companhia em seu cativeiro
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; executivo tentará escapar do cativeiro
Jonas (Mateus Solano) em Elas por Elas; empresário passou por poucas e boas durante novela
Jonas (Mateus Solano) em Elas por Elas; ator usa plataforma e voz para ativismo ambiental
Jonas (Mateus Solano) está em cárcere privado nas mãos de Helena (Isabel Teixeira) na novela
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; executivo tentará escapar do cativeiro
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; vilã o prenderá em cativeiro e o torturará
Jonas (Mateus Solano) ficará incrédulo com o comportamento de Helena (Isabel Teixeira)
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; executivo sofrerá horrores em sequestro
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; o homem se decepcionará com nova descoberta
Adriana (Thalita Carauta) e Jonas (Mateus Solano) em Elas por Elas: casal enfrentará término
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; personagem será o terceiro sequestrado da novela
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; ele descobrirá quem é o pai de Ísis (Rayssa Bratillieri)
Jonas (Mateus Solano) humilhará Helena (Isabel Teixeira) em Elas por Elas, novela das seis
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; ele descobrirá que foi traído pela ex-mulher
Mateus Solano no É de Casa deste sábado (10); ele comentou uso indevido de sua imagem nas redes
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; personagem passará por nova cirurgia delicada
Jonas (Mateus Solano) em cena da novela Elas por Elas; executivo receberá notícia animadora
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; empresário culpará a ex-mulher por tragédias
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; ele perderá o chão com diagnóstico trágico
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; executivo passará por período delicado
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; personagem receberá notícia difícil na novela
Jonas (Mateus Solano) em Elas por Elas; executivo será baleado por Danilo (Erom Cordeiro)
Jonas (Mateus Solano) em cena de Elas por Elas; personagem sofrerá atentado e correrá risco
Jonas (Mateus Solano) será baleado e descobrirá que pode perder os movimentos das pernas

Últimas notícias de Mateus Solano


Últimas notícias