Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok
Alanis Guillen como Juma Marruá em Pantanal (2022) - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Alanis Guillen

Alanis Guillen Caratella é uma atriz brasileira conhecida pelos papéis de protagonista nas novelas Malhação: Toda Forma de Amar (2019) e Pantanal (2022), ambas da Globo.

A artista nasceu em 20 de maio de 1998 em Santo André, município do Grande ABC, em São Paulo. Começou a carreira cedo, aos três anos, com participações em comerciais de grandes marcas. Na adolescência, decidiu seguir o sonho de atuar.

Quem é Alanis Guillen?

A jovem fez cursos livres de teatro e dança e, depois, se formou em Artes Cênicas. Determinada a crescer profissionalmente, Alanis saiu da casa dos pais e foi morar sozinha aos 19 anos no Rio de Janeiro.

Aprovada em um teste para protagonista de Malhação (1995-2020), ela estreou nas novelas como Rita na 27ª temporada, Toda Forma de Amar, exibida entre 2019 e 2020.

Mesmo com a pouca experiência na TV, Alanis foi escolhida como a nova Juma Marruá e virou uma das grandes apostas da emissora para o remake de Pantanal.

A andreense se declara feminista e é ativista pela causa ambiental. Na vida amorosa, diz que não gosta de rótulos e se "relaciona com pessoas". "Eu sou uma mulher múltipla, eu nem coloco mais se eu sou bi ou o quê eu sou. Se tem um coração que se conecta com o meu, eu vou me relacionar", explicou em entrevista no Fantástico.

Alanis Guillen é filha de quem?

A atriz é filha de uma arquiteta e de um engenheiro e músico. Ela já revelou que os pais escolheram o nome de batismo inspirados na cantora Alanis Morissette.

"Meu tio deu de presente aos meus pais o CD Jagged Little Pill, quando minha mãe estava de barrigão, e logo eles bateram o olho na capa do CD e decidiram!", contou a jovem ao Gshow.

Alanis Guillen em Malhação

A estreia de Alanis na TV aconteceu na última temporada inédita da novela adolescente da Globo, que cancelou o folhetim após 26 anos no ar. A atriz interpretou Rita Gomes Moraes, uma jovem de 15 anos que tem a filha recém-nascida entregue para a adoção. A mocinha é enganada pelo pai, que afirma que a bebê não resistiu ao parto.

Mas, após a morte do patriarca, Rita descobre que a menina está viva e é criada pelos ricaços Lígia (Paloma Duarte) e Joaquim (Joaquim Lopes). A protagonista entra na Justiça e começa uma batalha para conseguir a guarda de Nina.

No entanto, a jovem acaba se apaixonando por Filipe (Pedro Novaes), filho do casal que adotou a criança. Além disso, Rita também lida com a aparição de Rui (Rômulo Arantes Neto), pai biológico de Nina.

O final de Toda Forma de Amar foi prejudicado pela pandemia da Covid-19, que fez com que a novela terminasse sem beijo entre os protagonistas e sem a tradicional festa de despedida com todo o elenco reunido.

Encurtada em cerca de um mês, a novela perdeu semanas decisivas e encerrou uma série de histórias que ainda estavam longe de serem resolvidas. O último capítulo trouxe Filipe e Rita contando tudo o que aconteceu com os outros personagens. Mas, como a Globo antecipou o fim das gravações e liberou os demais atores, não foi possível gravar todos os desfechos.

Alanis Guillen em Pantanal

A artista foi escolhida para o folhetim de Bruno Luperi já no primeiro teste. "Eu vi a foto dela e percebi o que estava buscando", disse ao Fantástico o autor, que adaptou a obra do avô Benedito Ruy Barbosa. O roteirista afirmou que não teve dúvidas de sua decisão depois de cruzar o rosto da jovem com imagem de uma onça, animal em que ela se transforma na história.

"Acho que foi o cabelão selvagem, solto, essa sobrancelha mais grossa, que eu já não fazia. Eu estava pronta, já estava no esquema", brincou Alanis. Ela não era nem nascida quando a Manchete (1983-1999) exibiu a primeira versão da novela e se interessou pela personagem depois de assistir uma reportagem do próprio Fantástico sobre o remake da trama.

"Não tinha assistido a primeira [versão da novela], não era nem nascida. Eu fui pesquisando sobre Juma e, primeiro, me deu uma vontade muito grande de fazê-la", explicou a atriz em entrevista ao Notícias da TV.

Nova Juma

Alanis recebeu a bênção de Cristiana Oliveira, que ficou com o papel principal em 1990. "Ela disse muito sobre como a Juma é minha agora, para não ficar presa e confiar em mim", detalhou a atriz.

A jovem se esforçou muito para conseguir dar vida a essa personagem tão emblemática na história da teledramaturgia. Além de vários testes e superação de medos, ela até teve de virar uma espécie de "mulher das cavernas" na preparação ao andar com pedaço de madeira para cima e para baixo como se estivesse carregando uma arma.

Alanis tentou incorporar Juma de maneira mais naturalmente possível. No entanto, a atriz contou que toda essa espontaneidade não foi fácil de conseguir. Ela teve ainda aulas de equitação e kung fu para buscar práticas que lhe trouxessem mais energia da terra, de firmeza, de instinto e de força.

"As pessoas me falaram muito sobre a Juma. Minha mãe me falou muito, e algumas outras pessoas. Cheguei a ver uma coisa ou outra, assisti algumas partes, alguns pedaços, e isso já me trouxe a atmosfera do Pantanal, de assistir um outro tempo, os olhares de todos ali, essa natureza, e ali adentrei um pouco."

Filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), Juma é uma mulher de personalidade forte, selvagem e arredia --apesar da pouca idade. A personagem se apaixona por Jove (Jesuíta Barbosa). Surge entre eles um amor puro, fruto do encontro improvável e natural que marca para sempre o destino de todos. Mas as diferenças culturais e sociais tornam a relação complicada e bastante improvável.

Quais foram os trabalhos de Alanis Guillen?

  • Malhação: Toda Forma de Amar (2019) - Rita
  • Pantanal (2022) - Juma Marruá

Alanis Guillen é bissexual?

A artista já assumiu que se envolveu com homens e mulheres, mas não gosta de colocar rótulos nos relacionamentos. "Aprendi muito com minhas relações, tanto com mulheres quanto com homens. É lindo você se respeitar, e seria mais lindo ainda se o mundo respeitasse a individualidade do outro. É importante dar voz a essas tantas pessoas", ressaltou em conversa com a revista Marie Claire.

Alanis Guillen e namorado

Atualmente, a atriz está solteira. Na época em que protagonizou Malhação, ela precisou negar os boatos de que tinha se envolvido com Pedro Novaes --seu par romântico na novelinha teen.

Qual é o signo de Alanis Guillen?

Touro.

Idade da Alanis Guillen

A atriz tem 24 anos.

Redes sociais da Alanis Guillen

A atriz costuma ser discreta em suas redes sociais. Veja os números da atriz, até março de 2022.


Personagens


Galeria de fotos de Alanis Guillen

Alanis Guillen como a protagonista Juma em Pantanal; novela recuperou horário nobre da Globo
Alanis Guillen como Juma Marruá, em cena de Pantanal (2022): remake é indicado a prêmio importante
Larissa Manoela e Alanis Guillen: vampira ganhou outra atriz com a saída de Larissa da Globo
Alanis Guillen como Juma em Pantanal (2022): sucesso no Brasil, remake vai mal na Argentina
Alanis Guillen como Juma em Pantanal: novela é um verdadeiro hit no Globoplay mesmo após seu fim
Alanis Guillen como Juma em Pantanal: atriz será protagonista de novela das seis na Globo
Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa) são os protagonistas da novela Pantanal
Renato (Gabriel Santana) e Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; mocinha agitou final da trama
No fim de Pantanal, Juma (Alanis Guillen) ficará com 'reiva' pela última vez para impedir morte
Velho do Rio (Osmar Prado) e Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; segredo virá à tona na novela
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; mulher-onça adivinhará que Muda (Bella Campos) estará grávida
Juma (Alanis Guillen) vai privilegiar o bem-estar da filha em detrimento da vingança pelos pais
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal, da Globo; semana sangrenta disparou audiência da novela
Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) bancou a assassina e devorou o matador Solano (Rafa Sieg)
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; jovem se transformou em onça e deu cabo em antagonista
Juma (Alanis Guillen) vai ter sua filha com a ajuda do Velho do Rio (Osmar Prado) na novela
Após ser amarrada, Juma (Alanis Guillen) fará picadinho do homem que a ameaçou em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) matará Solano (Rafael Sieg) a sangue frio; cena deu trabalho aos atores
Juma (Alanis Guillen) nem percebeu presença do inimigo, mas instigou o público de Pantanal
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; ela se escondeu na tapera para dar à luz primeira filha
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; mocinha picará a mula da fazenda para parir às margens do rio
Juma (Alanis Guillen) vai fazer de tudo para ter o filho da forma que deseja em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; tapera se tornou esconderijo de um dos vilões da novela
Alanis Guillen como Juma em Pantanal; novela registrou melhor ibope das sextas em seis semanas
Juma (Alanis Guillen) se chocará com pedido de Muda (Bella Campos) após matança em Pantanal
Juma (Alanis Guillen) vai enfrentar complicações no parto após expulsar Jove (Jesuita Barbosa)
Juma (Alanis Guillen) sugerirá que Jove (Jesuita Barbosa) vire assassino nesta sexta-feira (16)
Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; jovem sentiu o cheiro do perigo em capanga de vilão
Juma (Alanis Guillen) matará pistoleiro na tapera antes de dar à luz na novela Pantanal
Juma (Alanis Guillen) vai aparecer grávida de sete meses nos próximos capítulos de Pantanal

Últimas notícias de Alanis Guillen


Últimas notícias