Violência sexual e negligência médica: Entenda o caso da atriz Klara Castanho
No sábado (25), a atriz Klara Castanho publicou uma carta aberta em seu Instagram para contar a verdade sobre boatos que vinham aparecendo sobre uma grave situação que viveu.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
No desabafo, a artista conta que foi estuprada e que, meses depois, descobriu que estava grávida. A jovem de 21 anos confirmou que entregou o bebê à adoção depois do parto, ainda no hospital.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Saiba todos os detalhes do caso Klara Castanho:
A exposição do caso foi iniciada pelo jornalista Matheus Baldi, que em maio publicou em suas redes sociais que Klara estava grávida. Pouco depois, excluiu a publicação.
REPRODUÇÃO/SBT
O assunto voltou a ser comentado após entrevista do colunista Leo Dias ao programa The Noite, em junho. Ele disse que passou por um dilema por não saber se deveria ou não publicar uma reportagem (sobre o caso de Klara).
REPRODUÇÃO/SBT
Durante uma live, Antonia Fontenelle reagiu à entrevista e expôs o caso de Klara, sem citar o nome da atriz mas dando detalhes (a idade dela, por exemplo). A apresentadora fez duras críticas à jovem.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
"Eu não vou dar seu nome, eu não tenho esse direito, mas não ouse me ligar chorando porque eu posso perder minha paciência e dar seu nome", disse Antonia, contra a decisão de entregar a criança à adoção.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Gravidez silenciosa Longe de sua família quando o crime aconteceu, Klara contou que não fez boletim de ocorrência para registrar o estupro e que, mesmo tendo tomado a pílula do dia seguinte, engravidou, mas descobriu a gestação só no final.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
"Foi um choque. Meu mundo caiu. Meu ciclo menstrual estava normal, meu corpo também. Eu não tinha ganhado peso nem barriga. [...] Me senti novamente violada, novamente culpada".
Violência obstétrica A atriz denunciou que não foi acolhida ou bem tratada no hospital em que buscou atendimento e que um médico a obrigou a ouvir o coração do bebê.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
No dia do parto, ela ainda foi abordada por uma enfermeira que a ameaçou. "Imagina se tal colunista descobre essa história", contou Klara, que pouco depois de fato recebeu mensagens de um jornalista.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Adoção Grávida em consequência da violência sexual, Klara optou por entregar a criança para adoção e relatou ter passado por todos os trâmites legais com envolvimento de psicóloga, Ministério Público, juíza e audiência.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Abraços virtuais Com a grande repercussão da carta, a atriz vem recebendo inúmeras palavras de apoio do público e de famosos, que se revoltaram com a exposição do caso e desejaram a ela muita força e amor.