American Crime

American Crime

Ficha técnica: Drama, EUA, 2015-2017. Criação: John Ridley. Elenco: Felicity Huffman, Regina King, Timothy Hutton, Lily Taylor. Disponível na Netflix (primeira temporada).

Sinopse: Durante três temporadas, American Crime (não confundir com American Crime Story) abordou assuntos polêmicos. O primeiro ano tratou de questões raciais e o encarceramento de jovens de negros. Nos anos seguintes, homossexualidade e imigração foram os temas.

Por que assistir: Queridinha da mídia, a série não hesita em colocar em pauta perguntas controversas: uma pessoa branca pode sofrer racismo? Homem pode ser vítima de estupro? Além disso, o elenco esteve presente nas principais premiações da TV norte-americana. Regina King, por exemplo, ganhou duas estatuetas no Emmy.

The Girlfriend Experience

The Girlfriend Experience

Ficha técnica: Drama, EUA, 2016. Criação: Lodge Kerrigan, Amy Seimetz. Elenco: Riley Keough e Paul Sparks; Anna Friel, Louisa Krause, Carmen Ejogo. Disponível no Fox Premium 1 e no Now.

Sinopse: Baseada no filme homônimo lançado em 2009, The Girlfriend Experience conta histórias de prostitutas de luxo que cobram caro para não apenas ter relação sexual com seus clientes, mas se envolver emocionalmente e conhecer seus segredos.

Por que assistir: A série não se resume às cenas de sexo de bom gosto. As tramas em que as prostitutas se envolvem são intrigantes e polêmicas e vão de  corrupção na política e no mundo empresarial a vazamento de sex tape. A primeira temporada, com Riley Keough, foi muito elogiada pela crítica americana, que a considerou uma das melhores séries de 2016.

How to Get Away with Murder

How to Get Away with Murder

Ficha técnica: Drama, EUA, 2014. Criação: Peter Nowalk. Elenco: Viola Davis, Jack Falahee, Karla Souza, Aja Naomi King, Matt McGorry, Charlie Weber, Alfred Enoch. Disponível no Canal Sony e na Netflix.

Sinopse: A professora de direito penal e brilhante advogada criminal Annalise Keating (Viola Davis) recruta cinco alunos para estagiar em sua firma. Logo na primeira temporada, o quinteto se envolve em um assassinato que acaba criando um laço eterno entre eles.

Por que assistir: A série é eletrizante, com episódios que misturam adequadamente cenas de flashback (passado) com flashforward (futuro). A cada episódio, uma cena do futuro é apresentada do principal crime da temporada, e o telespectador monta um quebra-cabeça para desvendar o que de fato aconteceu.

Catfish

Catfish

Ficha técnica: Reality Show, 2012, EUA. Criação: Nev Schulman, Max Joseph, Ariel Schulman, Yaniv Schulman. Elenco: Nev Schulmann, Max Joseph. Disponível no MTV Play e no Now.

Sinopse: Os apresentadores Nev Shulman e Max Joseph ajudam pessoas que se apaixonaram pela internet e mantiveram relacionamentos online a finalmente se conhecerem ao vivo. Fora das telas de computadores e celulares, a realidade é bem diferente.

Por que assistir: Por meio de buscas de fotos, históricos online e números de telefone, Shulman e Joseph descobrem que muitas pessoas usam identidades falsas para atrair pretendentes na internet. O encontro entre os "casais" é sempre o clímax do programa, com muito conflito, mistério e dramas existenciais profundos para um reality.