Bingo: O Rei das Manhãs

Bingo: O Rei das Manhãs

Ficha técnica: Drama. Brasil, 2017, 111 min. Direção: Daniel Rezende. Elenco: Vladimir Brichta, Leandra Leal, Emanuelle Araújo. Disponível para locação no Now.

Sinopse: Na década de 1980, o ator Augusto Mendes era o ídolo das crianças na pele do palhaço televisivo Bingo. Nos bastidores, porém, ele levava uma vida nada adequada para o público infantil, regada a muitas drogas e orgias. O filme mostra o lado sombrio de Bingo: pai ausente, filho problemático e amante abusado.

Por que assistir: Representante brasileiro na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa é dirigido por Daniel Rezende, já indicado à estatueta dourada pela edição de Cidade de Deus (2002). Considerada uma das melhores produções nacionais do ano, ela tem uma aprovação de 95% no Rotten Tomatoes.

Moana: Um Mar de Aventuras

Moana: Um Mar de Aventuras

Ficha técnica: Moana. Animação. EUA, 2016, 99 min. Direção: John Musker, Ron Clements. Vozes: Auli'i Cravalho, Dwayne Johnson. Disponível no Now.

Sinopse: Criada por pais superprotetores em uma vila na Polinésia, Moana (Auli'i Cravalho) é escolhida pelos oceanos para devolver a pedra que representa o coração da deusa Te Fiti ao lugar ao qual pertence. Com a sensação de que o mar a está invocando, Moana precisa desafiar os pais e se aventurar nas águas, com a ajuda do semideus Maui (Dwayne Johnson), para cumprir sua missão.

Por que assistir: Como toda animação que tem o selo Disney de qualidade, o filme é feito para todas as idades. Divertida para as crianças, traz uma mensagem de aceitação e amizade que emocionará também os adultos. Moana recebeu duas indicações ao Oscar de 2017: animação e canção original.

Em cadeia

Em cadeia

Ficha técnica: Série documental, Brasil, 2017. Criação: José Júnior. Elenco: José Júnior, Gaúcho. Disponível no Multishow Play.

Sinopse: As câmeras percorrem corredores, celas e pátios de presídios pelo Brasil e mostram a situação degradante das instituições e dos internos. O objetivo é dar voz a todos os lados da realidade criminal do Brasil: presos, agentes carcerários, diretores e secretários de segurança falam sobre suas experiências nesse mundo cão.

Por que assistir: Produzido pelo AfroReggae, Em Cadeia explora em 13 episódios perspectivas sobre o sistema penitenciário brasileiro muito mais aprofundadas do que a abordagem de telejornais. Um dos documentaristas é Gaúcho, que ficou preso durante 30 anos. Ele conversa com detentos e oferece ao público uma novo olhar sobre o caos das prisões.

Vitória: A Vida de uma Rainha

Vitória: A Vida de uma Rainha

Ficha técnica: Drama, Inglaterra, 2016. Criação: Daisy Goodwin. Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes, Peter Bowles, Eve Myles, Rufus Sewell. Disponível no Now.

Sinopse: Monarca mais importante do Reino Unido, a rainha Vitória (Jenna) é tema de uma série que mostra seu reinado a partir da chegada ao trono, aos 18 anos, e seu relacionamento com o primeiro-ministro Lord Melbourne (Sewell) e o casamento com o príncipe Albert (Hughes).

Por que assistir: Indicada a dois Emmys e eleita melhor drama no Festival de Monte-Carlo, a produção impressiona pela reconstituição da era vitoriana, com belos cenários e figurinos. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, críticos classificaram a série como sucessora da premiada Downton Abbey (2010-2015). Jenna Coleman, querida pelos fãs de Doctor Who, brilha na pele da rainha.