Arquivo X

Arquivo X

Ficha técnica: Drama, Ficção Científica, EUA, 1993. Criação: Chris Carter. Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, William B. Davis, Robert Patrick, Annabeth Gish. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Protagonizada por Gillian Anderson e David Duchovny, a série traz investigações da unidade do FBI chamada de Arquivos X, marginalizada pela corporação por compilar casos envolvendo paranormalidade e alienígenas. A dupla descobre um plano do governo dos EUA para manter em segredo indícios de vida extraterrestre.

Por que assistir: A série que revolucionou o gênero policial ao trocar o crime da semana pelo monstro da semana, nos anos 1990, continua interessante até hoje. Seus episódios sempre deixam o telespectador em uma encruzilhada, se acredita ou não nos eventos sobrenaturais apresentados.

Fargo

Fargo

Ficha técnica: Drama, Policial, EUA, 2014. Criação: Noah Hawley. Elenco: Billy Bob Thorton, Martin Freeman, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Ewan McGregor, Carrie Coon. Disponível na Netflix.

Sinopse: A série conta uma história diferente por temporada. Todas elas abordam crimes que ocorreram no gélido norte dos Estados Unidos. 

Por que assistir: Uma das grandes sacadas de Fargo é colocar personagens com profissões banais em situações suspeitas. Na primeira temporada é um vendedor de carros (vivido por Martin Freeman); a segunda traz um casal formado por um açougueiro (Jesse Plemons) e uma cabeleireira (Kirsten Dunst) envolvidos em um crime, e a terceira foca em um empresário dono de estacionamentos (Ewan McGregor) metido em uma enrascada com um bandidão medonho.

Vikings

Vikings

Ficha técnica: Aventura, Histórico, Irlanda/Canadá, 2013. Criação: Michael Hirst. Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Alexander Ludwig, Jonathan Rhys Meyers. Disponível no Now.

Sinopse: A série mostra a história do viking Ragner Lothbrok (Travis Fimmel), um dos mais conhecidos heróis nórdicos e considerado o flagelo da Inglaterra e da França. Entre o romance com Lagertha (Katheryn Winnick) e a relação com os três filhos, há guerras, destruição e muita pilhagem.

Por que assistir: A primeira produção de ficção do History Channel já foi indicada a 11 categorias técnicas do Emmy, de efeitos especiais a maquiagem, mas também chama a atenção por seu elenco. Com muita violência e mulheres empoderadas, a série tem atrativos para todos os públicos.

Room 104

Room 104

Ficha técnica: Suspense, EUA, 2017. Criação: Mark Duplass, Jay Duplas. Elenco: Orlando Jones, Amy Landecker, Veronica Falcon. Disponível na HBO e no Now.

Sinopse: Ambientada em um único quarto de hotel, a série traz uma história diferente a cada episódio. Os capítulos exploram todos os tipos de gênero, do horror ao policial, passando pela comédia e pelo drama. 

Por que assistir: Uma das séries mais delirantes da TV, Room 104 apresenta histórias com finais surpreendentes. Um episódio com um entregador de pizza, por exemplo, leva a um caminho que pode acabar em uma pegadinha, em um caso de polícia ou em uma apimentada suruba. Um dos criadores da atração, Jay Duplass, disse que Room 104 é "o Tinder da TV": se o telespectador não gostar de um capítulo, tem outro logo a seguir para avaliar.